Ruiter enaltece atuação da Marinha do Brasil em solo pantaneiro

 Marcos Boaventura

  
Edlander e Ruiter acompanharam o atendimento no domingo

A Marinha do Brasil cumpre um papel extremamente importante na região de Corumbá e em todo o Pantanal sul-mato-grossense. Além do papel de salvaguardar os interesses da soberania nacional, exerce um trabalho forte na área social, atendendo as comunidades mais carentes e, em especial, as famílias que residem na região ribeirinha. A opinião é do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) que participou, neste domingo (6), da Ação Cidadania “Almirante Tamandaré”, realizada pelo comando do 6º Distrito Naval, na Escola Municipal Almirante Tamandaré.

A ação teve apoio da Prefeitura de Corumbá e, acompanhado do comandante do 6º Distrito, Contra-Almirante Edlander Santos, Ruiter visitou todas as instalações, não só as salas onde aconteceram os atendimentos, mas também as exposições de materiais da Marinha do Brasil, uma instituição que “aqui já faz parte da sociedade corumbaense”, comentou.

Para o prefeito, o evento de ontem que possibilitou atendimento aos moradores do Cristo Redentor, Cravo Vermelho, Loteamento Pantanal e localidades vizinhas, foi “muito importante” e que “dignifica cada vez mais a nossa Marinha, uma importante instituição militar, que tem o papel de salvaguardar os interesses da soberania nacional, mas que aqui, exerce uma função especial, por meio de ações como esta, em atendimento a nossa população”.

Na opinião do chefe do executivo corumbaense, são ações como esta que dignificam a presença da instituição em Corumbá e Ladário. “Devemos muito à Marinha do Brasil”, destacou, lembrando que se não fosse a instituição, seria praticamente impossível levar os mais diferentes tipos de serviços às famílias residentes na região ribeirinha, que acontece com frequência, por meio da Ação Cívico Social (Aciso) e também pela Ação Prefeito Presente, em parceria com a prefeitura.

O evento de domingo integrou a programação comemorativa ao Dia do Marinheiro, celebrado em 13 de dezembro, uma homenagem ao patrono da Marinha do Brasil, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré. A data foi enaltecida por Ruiter. Segundo ele, o corumbaense e ladarense se sentem “um pouco marinheiros” e que faz questão de estar juntos “para comemorar este dia com vocês”, ressaltou, se dirigindo aos representantes da Marinha do Brasil presentes na Escola Almirante Tamandaré.

Interação

Para o comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Edlander Santos, a ação foi mais um ato que permitiu à Marinha do Brasil, “interagir com todos os segmentos da sociedade corumbaense”. Destacou a parceria com a Prefeitura de Corumbá e que eventos como o realizado no domingo, foi mais uma “contribuição da Marinha para com o município”.

Edlander lembrou o Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, comandante da Marinha do Brasil (já serviu no 6º Distrito Naval de Ladário), afirmando que ações como esta vão ao encontro das suas orientações que é levar estes tipos de atendimento à comunidade, além de lembrar Almirante Tamandaré que, durante sua trajetória na instituição, uma das principais batalhas foi pelo “social”.

A ação foi prestigiada também pelo chefe do Estado Maior do 6º Distrito Naval, Capitão de Mar e Guerra Alexandre de Morais Reis; secretária especial Beatriz Cavassa de Oliveira, de Integração das Políticas Sociais; secretários Lamartine de Figueiredo Costa (Ações Sociais) e Maria Lúcia Ortiz Ribeiro (Promoção da Cidadania), além dos secretários executivos Carlos Porto (Relações Institucionais) e Luciene Deová (Meio Ambiente), e do presidente da Fundação de Cultura e Esportes de Corumbá, Heliney Miranda Junior.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional