Prefeitura participa das comemorações do Dia do Marinheiro

 Gilson de Carvalho
  

Oficinas e atividades recreativas movimentaram a manhã de domingo

Parceira do 6º Distrito Naval em diversas ações, a Prefeitura de Corumbá participou ativamente das comemorações do Dia do Marinheiro, celebrado neste domingo (13). No período da manhã, no Porto Geral, uma equipe da Secretaria Executiva de Educação ofereceu oficina de pintura em pano de prato com temas natalinos. O Natal também foi o enfoque do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que ensinou como produzir enfeites domésticos e baratos para esta época do ano.

A equipe da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetrat) realizou várias brincadeiras com as crianças, voltadas à educação no trânsito. A prefeitura ainda disponibilizou outros brinquedos para o público infantil e corte de cabelo gratuito para toda a população. A Ação Cívico Social (Aciso) também teve a exposição de instrumentos e equipamentos da Marinha. No rio Paraguai, a diversão ficou por conta da simulação de resgate de reféns, que mobilizou helicóptero, barcos, armamentos na região da Prainha, e a XVII Regatas de Canoinhas.

A prova contou com 147 inscritos, que foram divididos em quatro categorias: feminino, masculino, júnior e máster. Entre as mulheres, a vencedora foi Maria Divino de Lima. Marilza de Lima e Ana Maria de Souza chegaram em segundo e terceiro, respectivamente. Maria ganhou um ventilador e um fogão, enquanto Ana um liquidificador e Marilza uma bicicleta.

Na categoria juvenil, Renato Pilar de Magalhães, de 17 anos, foi o vencedor. Ele ganhou uma televisão e um ventilador. O segundo colocado foi Emerson de Moraes, que conquistou uma bicicleta. Ronaldo de Souza Picolomini, terceiro colocado, ganhou um ventilador. João de Oliveira Miranda venceu pela 12ª vez na categoria adulto. Mauro Rodrigues Canavarro foi o segundo e Mário Augusto Miranda o terceiro. Na máster, a vitória ficou com Inácio Rodrigues. Wandir Silva de Amorim foi o segundo e Otávio Saturnino, o terceiro. Segundo o 6º DN, mais de 6 mil pessoas participaram da ação.

Santa Cecília

À noite, já em Ladário, a Banda de Música Manoel Florêncio apresentou o Concerto de Santa Cecília em frente ao Pórtico Naval. O show foi o mesmo executado no Anfiteatro Salomão Baruki, em novembro. A apresentação antecedeu a queima de fogos – com direito a cascata instalada no ponto mais alto da entrada do 6ºDN – e o acendimento das luzes de natal do Pórtico.

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), a primeira-dama e secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, o secretário executivo de Relações Institucionais, Carlos Porto, e o prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria, prestigiaram o concerto.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional