Prefeitura inicia obras de urbanização do Programa Pró-Moradia

  Marcos Boaventura
  

Além da pavimentação asfáltica, são obras de drenagem, meio-fio e calçadas, que vão garantir maior conforto aos futuros moradores

A Prefeitura de Corumbá iniciou pelo bairro Aeroporto as obras de urbanização das áreas onde estão sendo construídas as casas do Pró-Moradia, programa de inclusão social do governo federal, financiado pela Caixa Econômica Federal. Trata-se de serviços de pavimentação asfáltica em atendimento às 92 das 338 unidades habitacionais previstas, uma estratégia do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) para redução do déficit habitacional na cidade, oferecendo acesso à moradia adequada à população em situação de vulnerabilidade social.

Além da pavimentação asfáltica, são obras de drenagem, meio-fio e calçadas, que vão garantir maior conforto aos futuros moradores, como também às famílias que residem no Jardim Aeroporto, localizado entre o anel viário e o novo conjunto em implantação. A prefeitura está investindo R$ 2,45 milhões nas obras, de um total de R$ 10,3 milhões assegurados por meio de empréstimo da Caixa, para atender as famílias de baixa renda. Parte dos recursos será aplicada na urbanização das duas áreas do bairro Aeroporto, onde a prefeitura está construindo as 92 casas do Pró-Moradia.

O secretário executivo de Infra-estrutura e Serviços Urbanos, Ricardo Ametlla, informou que a determinação do prefeito é garantir toda a infra-estrutura necessária aos futuros moradores do novo conjunto habitacional. Além das 92 unidades, outras serão implantadas também na Popular Nova e no Jardim dos Estados. Cada casa tem 42,42 metros quadrados de área construída.

As 338 unidades fazem parte do Programa de Urbanização e Regularização de Assentamentos Precários, e vão atender, prioritariamente, famílias com baixa renda per capta, com maior número de dependentes, ou ainda com a mulher responsável pelo domicílio, idosos e portadores de deficiência. Obrigatoriamente, 3% das unidades serão destinadas aos idosos.

Mais beneficiados

Os benefícios resultantes das obras em execução na região não se limitarão aos futuros moradores do Pró-Moradia. As famílias que residem no Jardim Aeroporto, conjunto construído na administração do ex-governador Zeca do PT, também usufruirão das benfeitorias. Ligia Fátima Mendonça, 33 anos, moradora da Rua Campo Grande, comemora. Segundo ela, será o fim de um sofrimento. “Aqui é muita poeira. Quando chove, é lama. O asfalto vai melhorar muito a nossa vida aqui”, resumiu, destacando que o asfalto será importante também para a saúde, principalmente das crianças, que sofrem com problemas respiratórios.

Outra que demonstra satisfação é Madalena Pará, 72 anos, também moradora da Campo Grande. Na opinião dela, o asfalto ligando o novo conjunto ao anel viário trará maior conforto. “Vai acabar com a poeira e o barreiro em época de chuva. Semana passada aqui ficou feio. Eu mesmo fiquei atolada na porta da minha casa”, disse. “Agora não. Vai melhorar muito. Devemos isto ao nosso prefeito, que está fazendo muita coisa. Nunca nenhum prefeito fez o que o Ruiter está fazendo por Corumbá”, observou.

Com as 92 casas que estão sendo construídas no Aeroporto e as outras 246 na Popular Nova e Jardim dos Estados, a prefeitura totaliza 1.250 casas em implantação na cidade. Além do Pró-Moradia, 800 unidades estão em execução por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Casa Nova), e 112 pelo PAC-FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social), que juntas deverão reduzir em 27,7% o déficit habitacional local, hoje estimado em 4,5 mil moradias.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional