Prefeitura homenageia craques do passado no Amador-Série A

Mantendo a tradição dos últimos cinco anos, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Esportes (Funec), vai homenagear craques do passado e incentivadores do futebol amador durante a premiação do Campeonato Amador LEC/FUNEC-Série A de 2009. A equipe campeã, além do troféu transitório Edu Diniz, leva para casa a taça Leonídio Gonçalves dos Santos. Há mais de 30 anos, o popular “Cacique” dirige o Cruzeiro, tradicional time do bairro Generoso. Como jogador, ele defendeu o Marítimos na década de 70.

O vice-campeão fica com o troféu Dionísio Ferraz, dirigente do Santa Fé, equipe de grande tradição nos campos de Corumbá. O artilheiro da Série A vai receber a taça “Mito”, apelido do meia-atacante Jaime Correia Viana, um dos destaques do futsal corumbaense na década 80 e, no campo, atleta do São José. O melhor goleiro será homenageado com o “Wagner Vanusa”, arqueiro que defendeu o Corumbaense Futebol Clube na década de 80 e chegou a jogar pelo Remo, do Pará.


Ontem (2) foi disputada a primeira partida da final. O Corumbaense venceu o Oriental por 2 a 0 e pode até perder o jogo de volta por 1 gol de diferença que será campeão. Tuia, aos 20 minutos do primeiro tempo e aos 19 da etapa complementar, marcou para o Carijó da Avenida. O próximo confronto será no sábado (5), às 19 horas, também no estádio Arthur Marinho. Elanderson Martinez será o árbitro da final. Francisco Pereira e Moacir da Silva serão os auxiliares.


O Campeonato de Futebol Amador é organizado pela Funec e pela Liga de Esporte de Corumbá (Lec). Ao longo do ano, as Séries C, B e A movimentaram mais de mil atletas amadores de todas as regiões da cidade, inclusive da zona rural. Segundo o diretor-presidente da Funec, Heliney Miranda Júnior, a competição tem o objetivo de estimular a prática desportiva e promovendo o intercâmbio sócio-cultural junto à comunidade, e buscando uma melhor qualidade de vida por meio da inclusão social e do exercício pleno da cidadania.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional