Prefeitura capacita mães do projeto “Mãe Crechera” para janeiro

  Marcos Boaventura
  

Por meio do projeto, as creches de Corumbá continuam funcionando mesmo no período das férias escolares

Desde o início desta semana, 72 mulheres incluídas no projeto “Mãe Crechera” estão participando do curso de capacitação oferecido pela Prefeitura de Corumbá. São 20 horas/aula de palestras, oficinas, noções de primeiros-socorros e atividades teóricas e práticas sobre como cuidar e trabalhar com as crianças. As aulas começaram na segunda-feira (7) e vão até sexta-feira (13), das 13h às 17 horas, no Espaço Educacional.

Todas as mães possuem filhos matriculados na Rede Municipal de Ensino (Reme) e estão, atualmente, desempregadas. “Elas vão trabalhar durante todo o mês de janeiro. Assim, as creches continuam funcionando mesmo no período das férias escolares”, explica a professora Leda Maria Alvarenga, superintendente de Educação Infantil da Secretaria Executiva de Educação.

O “Mãe Crechera” será desenvolvido nas creches Valódia Serra, Inocência Cambará, Rosa Joseti, Maria Benvinda Rabelo, Maria Candelária, Ana Gonçalves, Catarina Anastácio, e no Caic Padre Ernesto Sassida. As mulheres selecionadas serão acompanhadas por 32 pedagogos do Município.

“Este será o terceiro ano que participo do projeto. Gosto muito de fazer parte desta ação porque me sinto mais valorizada e preparada”, disse Eliane Diniz, 30 anos. Os dois filhos mais velhos dela já passaram pela Maria Benvinda e o mais novo, de 3 anos, também estuda na creche onde ela vai trabalhar durante o mês de janeiro.

Já Lucimery da Silva Penha, 28 anos, está no “Mãe Crechera” ainda há mais tempo. “É uma experiência marcante que a gente adquire. Aqui nós aprendemos não só a cuidar, mas também a educar nossas crianças”, disse: acrescentando: “É uma mudança de vida, principalmente dentro de casa, para nossos filhos”.

Moradora do bairro Jardim dos Estados, Márcia Duarte integra o projeto pela primeira vez. “Conheci este trabalho pela televisão. Aí neste ano fiquei desempregada e procurei a direção da creche, que me informou o que eu precisava para fazer parte dele. Fui uma das primeiras a entregar a documentação”, contou. “E este curso que estamos recebendo é muito bom. Estou aprendendo coisas que, como mãe, não sabia”, complementou.

Neste ano, as aulas continuam normalmente até o dia 23 deste mês, quando as creches entram em recesso de Natal. O retorno será no dia 26, seguindo até o dia 30. O reinício, já com as mães capacitadas pela prefeitura, será no dia 2 de janeiro.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional