Parceria vai oferecer capacitação a restaurantes de Corumbá

Uma parceria entre a Prefeitura de Corumbá e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS) vai viabilizar a capacitação dos 12 restaurantes que participaram do Festival Gastronômico de 2009, realizado entre os 11 e 15 de novembro na cidade. A partir de janeiro de 2010, os estabelecimentos receberão, gratuitamente, consultorias nas áreas de marketing, gestão financeira e gestão em qualidade da produção.

Os temas foram apontados pelos próprios comerciantes, após levantamento feito pela Superintendência de Turismo da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, gestora do festival. A grande demanda em todos os dias do evento evidenciou alguns pontos que precisavam ser melhorados em cada um dos estabelecimentos, como a qualidade do atendimento, do serviço e a apresentação do produto.

Todos os restaurantes aceitaram participar das consultorias, que serão personalizadas. Ou seja, o especialista do Sebrae vai visitar cada local e, de acordo com as características individuais – como estilo, movimento e demanda –, vai apresentar um diagnóstico com os pontos positivos e o que precisa ser melhorado em cada um. Além de melhorar a qualidade do serviço oferecido à população corumbaense e aos turistas que visitam a região, a iniciativa visa beneficiar também os empresários que foram parceiros da prefeitura durante o Festival Gastronômico 2009.

A atividade integra o Programa CRIE – Soluções e Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas, criado por meio de uma articulação entre o Sebrae e o Governo do Estado. A proposta é incentivar e orientar empresários de micro e pequenas empresas a buscar soluções e alternativas para superar a crise por meio de diversas ações e soluções criativas.

Participam da consultoria os seguintes estabelecimentos: Restaurante, Costelaria e Peixaria Varanda Grill; Petiscos Bar e Restaurante; Restaurante e Peixaria Ceará; Espeteria e Peixaria Sobradinho; Batidão Bar e Restaurante; Restaurante Gohan; Restaurante Rodeio do Pantanal; Restaurante Viva Bella; a Churrascaria do Gaúcho; Restaurante Avalom Grill; Restaurante Sarã; e Restaurante Laço de Ouro.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional