Exame para conclusão do Ensino Fundamental será em fevereiro

Jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso ou continuidade dos estudos na idade apropriada, para conclusão do Ensino Fundamental, poderão realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que acontece no dia 21 de fevereiro de 2010, na Escola Municipal Cyríaco Félix de Toledo.

A informação é do secretário executivo de Educação, Hélio de Lima, ao adiantar que o edital já foi publicado em jornal local para conhecimento dos interessados. Conforme ele, Corumbá é um dos municípios brasileiros que aderiu ao Encceja, um instrumento de avaliação que mede as competências e habilidades de jovens e adultos, residentes no Brasil e no exterior, no âmbito da conclusão do Ensino Fundamental.

Desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, o exame oferece às secretarias de Educação uma avaliação que permite aferir os conhecimentos e habilidades dos participantes no nível de conclusão do Ensino Fundamental, bem como do Ensino Médio. Dessa forma, o participante se submete a uma prova e, alcançando a média mínima exigida, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional.

Hélio informou que as provas serão aplicadas no dia 21 de fevereiro, em dois períodos: das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h30. Os candidatos deverão comparecer ao local do exame pelo menos 60 minutos antes do horário marcado, munidos de documentos pessoais, caneta esferográfica preta, lápis preto nº. 2 e borracha.

Serão aplicadas questões sobre Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. A prova escrita terá duração de quatro horas, e constará de questões objetivas e redação, cujas respostas deverão ser transcritas nos respectivos cartões-respostas, que deverão ser entregues ao fiscal da sala, juntamente com o caderno de questões.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional