Dia do Marinheiro é comemorado em Corumbá e Ladário

 Marcos Boaventura
  

 Edlander Santos, comandante do 6º Distrito Naval

A Marinha do Brasil comemora neste domingo, 13 de Dezembro, o Dia do Marinheiro. “Essa data representa o dia do nascimento do almirante Joaquim Marques Lisboa, o almirante Tamandaré. Seja pelos fatos heróicos, por tudo que ele representou para a nação brasileira, não só em guerra, como também no patriotismo, sua figura humana, sua preocupação com a nação. Seu sentimento é tudo aquilo que se pode esperar de um marinheiro”, explicou o comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Edlander Santos. “Suas virtudes e seu caráter nos da exemplo e pauta o comportamento de todos nós, marinheiros e marinheiras. Por isso ele é o patrono da marinha e por isso nós comemoramos o Dia do Marinheiro na data de seu nascimento”, disse o militar.

Para celebrar este dia importante para as Forças Armadas, 6º DN preparou uma extensa programação, com diversas atividades sociais e festivas. “Neste ano, a programação pensou bastante no lado social. Nosso objetivo, seguindo esta carta humanista que se prende à figura do almirante Tamandaré, nosso patrono, resolvemos dar um enfoque nesta questão social”, afirmou Edlander. Segundo ele, todas os eventos “foram de grande sucesso, com participação maciça de nosso público alvo, que é a população carente”.
 

“Ao mesmo tempo, de 07 a 10 de dezembro, procuramos iniciar as ações contra a dengue nos dois municípios. Isto é importante, é algo que nos preocupa muito. Achamos que seria bom iniciar este combate não só com o efeito prático, mas também como um alerta. Se pensamos no bem estar da nossa população, temos que nos preocupar a dengue”, disse o contra-almirante. E desde o último dia 05, o 6º DN está fazendo uma campanha de doação de sangue. “Com ela vamos colocar o hemocentro de Corumbá a 100% de sua capacidade de estoque e vamos estender um pouco mais, visando sua transferência para o Hemosul de Campo Grande, que segundo nos foi passado, precisa de sangue”, continuou.

Dando seqüência às comemorações, A Marinha, em parceria com a Petrobrás, realizara hoje, às 10 horas, a inauguração do Posto Avançado de Ladário, um braço do Centro de Defesa Ambiental de São Paulo – CDA/SP. O Posto abrigará materiais de combate à poluição hídrica, tais como: 2 embarcações de lançamento e recolhimento de barreiras de contenção, 1 caminhão tipo munck, 1 empilhadeira com capacidade de 2,5t, 850 metros de barreiras de contenção, 400 metros de barreiras absorventes, 02 recolhedores de óleo, entre outros. 
 

“Este é um posto completamente equipado, não só com material, mas também com pessoal altamente preparado. Fizemos cursos e capacitamos nosso pessoal para enfrentar uma emergência de poluição hídrica, causada principalmente por derivados de petróleo. Podemos ter certeza que, se houver necessidade, estaremos prontos para atender toda a bacia do Paraguai/Paraná. Temos equipamentos apropriados e homens preparados pra fazer frente a esta situação”, garantiu o comandante do Distrito Naval.
 

O Posto Avançado de Ladário realizará o apoio logístico nas atividades relacionadas à prevenção e proteção do meio ambiente do Rio Paraguai, contra a ocorrência de vazamentos de petróleo e seus derivados. O CDA será operado por militares e servidores civis da Marinha do Brasil, treinados para atuar na preparação e cooperação contra à poluição hídrica provocada por derramamento de óleo, que foram capacitados por meio do Curso IMO “FIRST RESPONDER”, ministrado por empresa contratada pela Petrobras, com certificação conferida pela Organização Marítima Internacional (IMO).
 

No domingo, dia 13, acontece, às 9 horas, a largada da Regata de Canoinhas, tradicional prova que, todos os anos, faz parte das comemorações do Dia do Marinheiro. A partir das 10h30, é a vez da chegada de pára-quedistas, seguida de uma Demonstração de Operações Especiais e de um desfile dos meios navais e aeronavais do Comando do 6º Distrito Naval. Durante todo o dia, será realizada a Ação Cidadania “Almirante Tamandaré”, que consiste em oferecer atendimentos médico e odontológico, além da expedição de documentos (Carteira de Trabalho, Registro Civil e Titulo de Eleitor) para as pessoas que forem até o Porto Geral de Corumbá. Ocorrerão, ainda, Exposições do Comando do 6º Distrito Naval e apresentação da Banda de Música da Marinha.
 

O encerramento das celebrações acontece às 20 horas, em frente ao Complexo Naval de Ladário, com a apresentação do Concerto Santa Cecília, a inauguração da iluminação comemorativa do Pórtico do Comando do 6º Distrito Naval e Show Pirotécnico. “Seja para o evento de hoje, ou para as atividades de domingo, que acontecem aqui no pórtico, com o Concerto de Santa Cecília, toda a população de Corumbá e Ladário está convidada. Esperamos que a comunidade corumbaense e ladarense compareça aos nossos eventos”, completou Edlander.
 

Prefeitura parceira 

Edlander Santos, comandante do 6º Distrito Naval, destacou ainda a parceria das prefeituras de Corumbá e Ladário para atuação da Marinha em toda a região pantaneira. “Muitos dizem que a Marinha é parceira, ou seja, que as prefeituras de Corumbá e Ladário se beneficiam com a presença da Marinha. Isso é uma meia verdade. O outro lado da verdade é que a Marinha também se beneficia de tudo aquilo que as prefeituras nos proporcionam. Digo sempre que o que é bom para a Marinha, é bom para Ladário e Corumbá e vice-versa”, afirmou.
 

“É aqui que nós habitamos, é aqui que moramos, que criamos nossos filhos e entes queridos. Então na medida que eu faço o combate a dengue, por exemplo, eu estou ajudando o pessoal que mora aqui e não vai ser contaminado. Então eu estou me ajudando também. Isso é uma simbiose. Somos parceiros, temos que ser assim, mas ambos se aproveitam, no bom sentido, um do outro”, completou Edlander.