Casamento Civil Comunitário une cem casais hoje em Corumbá

 Marcos Boaventura

  
Ensaio ocorreu ontem no Centro Popular, com presença dos filhos

O projeto Casamento Civil Comunitário vai formalizar a união de 100 casais em Corumbá que convivem em situação estável. A cerimônia ocorre neste sábado (12), a partir das 15 horas, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer “Nação Guató”. A realização é da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, idealizadora do projeto que já permitiu a união de 209 casais.

Nesta semana, os casais participaram de curso de noivos e do ensaio geral que aconteceu na noite de ontem (11), no Centro Popular. Para a secretária Beatriz Cavassa de Oliveira, os noivos viveram dias especiais desde a última segunda-feira, com os preparativos finais para a cerimônia oficial desta tarde. Ele comemora a quarta realização do Casamento Civil Comunitário. “Começamos em 2006 com 50 casais e, agora, faremos a união de 100. É uma alegria muito grande estar compartilhando este momento com todos eles”, disse.

Ontem, durante o ensaio final, os casais tiveram oportunidade de conhecer o local da cerimônia. Para eles, foram momentos agradáveis, principalmente a entrada, quando acompanharam a pequena dama de honra. Mesmo sendo um simples ensaio, Bertholdo Rodrigues, 62 anos, e Antônia Garcia Ramos, 59, se emocionaram por estar vivendo momentos emocionantes antes de oficializar uma união que já dura 27 anos. O casal do bairro da Cervejaria, é o mais idoso entre os cem inscritos, e conta com seis filhos.

O ensaio foi comandado pela equipe da Secretaria de Integração das Políticas Sociais. Contou com a participação de servidores de outras pastas, como da Cultura e da Gestão Governamental. Teve direito até a mestre de cerimônia. Funcionárias do Cartório de Registro Civil também estavam presentes, para acertar os detalhes finais do evento.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional