Albuquerque celebra dia da Conceição com criação de paróquia

  Clóvis Neto
  

Na ocasião, o bispo corumbaense enfatizou que a paróquia cresceu, em grande parte, ao apoio que tem recebido da prefeitura

O distrito de Albuquerque, a 70 quilômetros de Corumbá, celebrou hoje (8) o dia de sua padroeira, Imaculada Conceição de Maria Santíssima, com a solenidade de criação da paróquia local. O decreto foi lido em cerimônia conduzida pelo bispo de Corumbá, Dom Segismundo Martínez Álvarez, dizendo: “Diante do crescimento pastoral na comunidade de Albuquerque, cria-se a paróquia Imaculada Conceição, desvinculando-a da paróquia São João Bosco”. Na ocasião, o padre Francisco Fábio da Costa Vieira foi nomeado o primeiro pároco do distrito, assumindo a responsabilidade sobre diversas comunidades da região, entre assentamentos e povoados.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), juntamente com os secretários municipais Haroldo Waltencyr Cavassa (Desenvolvimento Integrado), Cássio Augusto da Costa Marques (Gestão Governamental) e Lamartine de Figueiredo Costa (Ações Sociais), além dos vereadores Carlos Alberto Machado e João Bosco da Silva e Souza (ambos do PT). Ao abordar a história da presença da Igreja Católica na localidade, o bispo corumbaense enfatizou que a paróquia cresceu e chegou às atuais condições graças, em grande parte, ao apoio que tem recebido da prefeitura e, por isso, agradeceu ao prefeito pela atenção dispensada à comunidade.

Ao fazer uso da palavra, Ruiter felicitou os fiéis pela celebração do dia de Imaculada Conceição de Maria Santíssima, parabenizou a comunidade de Albuquerque pela importante e inesquecível conquista, representada pela criação da paróquia, e agradeceu aos ministros da igreja pelo trabalho conjunto em prol da população corumbaense. “Hoje estamos muito felizes, principalmente pela nova paróquia. Em meu nome, em nome de minha família e também da Administração municipal, agradeço a oportunidade de estar aqui. É uma honra muito grande que só fortalece nosso compromisso, não só com Albuquerque, mas com toda Corumbá”, completou.

Dia 8 de Dezembro

A Igreja Católica Romana celebra, em 8 de dezembro, o dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima. Trata-se de uma festa que se situa no início do Ano litúrgico, no Tempo do Advento, iluminando o caminho da Igreja rumo ao Natal do Senhor. A solenidade do dia 8 de dezembro tem como fundo o ícone bíblico da Anunciação, na qual ecoa a misteriosa saudação do anjo: “Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo”. Imaculada Conceição é, portanto, um dos importantes títulos com que é venerada e cultuada pelos católicos a Virgem Maria.

O dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi proclamado pelo papa Pio IX, em 1854, com a bula Ineffabilis Deus, resultado da devoção popular aliada a intervenções papais e infindáveis debates teológicos. O calendário romano já devotava uma festa em seu calendário em 1476; entretanto nos anos 700 esta celebração já existia no Oriente. Em 1570, Pio V publicou o novo Ofício e, em 1708, Clemente XI estendeu a festa, tornando-a obrigatória a toda cristandade. Nos quatro anos após a proclamação do dogma por Pio IX, Maria Santíssima teria aparecido a Bernadette Soubirous dizendo: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Gesiel Rocha – Subsecretaria de Comunicação Institucional