Urbanização de avenida garante maior conforto a corumbaenses

  Marcos Boaventura
  

Além da pavimentação da segunda pista da Avenida General Dutra, a obra vai transformar o local em área de esporte e lazer

A Prefeitura de Corumbá está realizando obras de infraestrutura na Avenida General Dutra, às margens da linha férrea, garantindo maior conforto aos moradores que residem naquela região. A urbanização está em pleno andamento, mudando o visual de toda a área, localizada entre as ruas Geraldino de Barros (antiga Oriental) e Albuquerque. Os serviços tiram do abandono uma localidade até então bastante degradada, que fora antes praticamente intransitável.

As obras em execução fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, com contrapartida da prefeitura. Estão incluídas no pacote que permite a implantação de uma galeria celular com diâmetro de 2,5m por 2 metros e 900 metros de extensão, que vai ligar a galeria que corta os bairros Cristo Redentor e Popular Velha à outra na Rua Tenente Melquíades de Jesus, no centro da cidade, ao lado da Escola Tenir, totalizando investimento de R$ 5.458.355,96.

Além da pavimentação da segunda pista da avenida (a primeira já havia sido asfaltada), o projeto prevê total urbanização do local, transformando-o em mais uma área de esporte e lazer para a população. Esta é a segunda benfeitoria que a prefeitura leva aos moradores da Avenida General Dutra. Anteriormente, por orientação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), a via foi pavimentada, melhorando as condições de trafegabilidade na região.

No local, os investimentos somam R$ 463.204,38. A urbanização faz parte do programa Saneamento Integrado, que vem permitindo uma série de intervenções em toda a cidade, nas áreas social e de habitação, infraestrutura urbana, esporte e lazer, saúde, entre outras.

A área de cerca de 1 mil metros de extensão, entre as ruas Geraldino de Barros e Albuquerque, está recebendo quadras esportivas, pista para caminhada com equipamentos de ginástica, playground, área de convivência (mesas e bancos), além de ajardinamento e iluminação, inclusive ornamental, e pavimentação da segunda pista.

Moradores

Moradora há mais de 20 anos na General Dutra, Maria dos Santos Araújo comemora o andamento das obras, destacando que, com as intervenções, as crianças terão uma área de lazer, “com segurança próxima de casa. Não precisarão ir longe em busca de diversão”.

Enquanto observava as máquinas preparando a via para pavimentação, a moradora afirmou ter sempre acreditado na melhoria. “Estava confiante, principalmente depois que asfaltaram parte da pista e iniciaram as obras de urbanização. Isto vai mudar muito a vida de quem mora por aqui”, ressaltou.

Quem compartilha da alegria é Maria Alves do Prado, moradora há 15 anos na General Dutra. “Vai ser muito bom para todos nós. Depois de pronto, vai valorizar nossas casas e, além disso, teremos um local para lazer”, comenta, acrescentando: “Um dia essa nossa região tinha que melhorar, e está acontecendo agora”.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional