Prefeitura e Hemonúcleo convidam a população a doar sangue

Hoje, 25 de novembro, é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para celebrar a data, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Executiva de Saúde, e o Hemonúcleo Doutor Romeu Albaneze convidam a população corumbaense, com idade entre 18 e 65 e com peso acima de 50 quilos, para exercer este gesto de cidadania. “A demanda por sangue nos hospitais da cidade é bastante alta e, por isso, precisamos reforçar nosso estoque”, afirmou o gerente de Atenção em Saúde da Prefeitura, Emerson Ferreira Moreira.

O Hemonúcleo de Corumbá está localizado na Rua Colombo, 1.250, ao lado do Pronto Socorro Municipal, e a coleta de sangue ocorre das 7h às 11 horas. A administração do centro, onde podem ser obtidas maiores informações sobre a doação de sangue, funciona até às 17 horas. “Doando sangue, é possível salvar uma vida com um simples gesto voluntário e de cidadania”, comentou a coordenadora da instituição, Miriam Lacerda Philbois. Conforme ela, Corumbá possuiu 8 mil doadores cadastrados. “O mais importante não é o número de voluntários cadastrados, mas o número dos que doam regularmente”, continuou.

Atualmente, o banco de estoque da cidade necessita mais urgentemente do fator “RH-”. Todo o processo de doação dura de 50 a 60 minutos. É importante que o voluntário procure o Hemonúcleo com um documento oficial com foto, e não é necessário estar em jejum para doar sangue. Uma bolsa com cerca de meio litro de sangue dura apenas 35 dias, a uma temperatura de 4º Celsius, e pode salvar até quatro vidas.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional