Peixe a Urucum, um dos destaques do Festival Gastronômico

 Gilson de Carvalho
  

Não há segredo preparação do prato, feito à base de filé de pintado com molho especial gratinado, molho branco e queijo

Considerado o principal prato da casa, o Peixe a Urucum, é o atrativo do Restaurante Espeteria e Peixaria Sobradinho durante a terceira edição do Festival Gastronômico 2009 – Sabores do Pantanal, que vai até domingo (15) em Corumbá. O evento conta com a participação de 12 restaurantes localizados na área urbana da cidade, que estão servindo 15 pratos típicos regionais, considerados responsáveis pela força da culinária pantaneira.

Com dois anos de funcionamento, o Peixe a Urucum é o prato que mais se destaca na casa, conforme Luane Morais, proprietária do estabelecimento. “Existem outros pratos à base de peixe, carne bovina, frango, além de petiscos. Mas o principal, o prato da casa é o Urucum”, destacou.

Para a comerciante, o festival está sendo a oportunidade de mostrar a força da culinária pantaneira, “os sabores da nossa gastronomia”. Ela convida turistas e os próprios corumbaenses a conhecer a casa, onde o chefe de cozinha Jorcinei Samaniego e toda a equipe de profissionais estão preparados para servir os adeptos da saborosa comida típica regional.

O restaurante está localizado na Avenida Rio Branco, 1063, no bairro Universitário. De segunda a sábado, funciona a partir das 18h30. Aos domingos, a partir das 11 horas. “Nesse dia, o nosso destaque é o rodízio de peixe, inclusive com o Peixe a Urucum. Também servimos o Pacu recheado, assado, a cuiabana, frito, escabeche, entre outros”, acrescenta.

Luane Morais disse que optou pelo Peixe a Urucum por ser “a marca da casa”, ressaltando que não existem segredos na hora de preparar o prato, feito à base de filé de pintado, peixe nobre pantaneiro, com molho especial gratinado, molho branco e queijo. O peixe é acompanhado de arroz branco, pirão e batata frita.

Receita

Pelas receitas tradicionais, são utilizados ingredientes como gemas de ovos, creme de leite, mussarela, sal, coentro, pimenta do reino, alho e limão (a gosto), leite de coco, farinha de rosca, sementes de urucum, tomates, massa de tomate e cebola. A quantidade depende do número de pessoas que vão saboreá-lo.

O primeiro passo é o tempero dos filés do pintado com sal, pimenta do reino, alho e limão. Frite-os passando em ovo e farinha de rosca com trigo; refogue as sementes do Urucum, retire-as e acrescente os temperos picados; passe-os pelo liquidificador; volte ao fogo, coloque um pouco de água, e prove de sal. Em seguida, faça um molho suculento; acrescente o coentro picado e leite de coco. Apague o fogo e coloque creme de leite; coloque filés em pirex, o molho e fatias de mussarela; alterne até que termine com mussarela; leve ao forno para derreter o queijo e está pronto para ser servido.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional