“Kamba’Race” abre a Semana da Consciência Negra em Corumbá

 Clóvis Neto
  

Evento é realizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Gerência de Promoção da Igualdade Racial

A Semana da Consciência Negra foi aberta oficialmente na noite de ontem (14) no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez. Danças, vestimentas, religião e costumes afro-brasileiros foram evidenciados durante toda a noite. O ponto alto da solenidade foi a exibição do vídeo-documentário “Kamba’Race-Lamento Negro”, que contou com a presença do autor, o jornalista e historiador Sionei Ricardo Leão.

O secretário executivo de Relações Institucionais, Carlos Porto, representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) na abertura. Ele lembrou a importância do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, que a cidade celebra pela primeira vez como feriado municipal. “(O feriado) é o reconhecimento da mistura étnica, deste caldeirão cultural que emana a todo momento em Corumbá”, disse, prosseguindo: “O prefeito Ruiter busca administrar a cidade entendendo e respeitando as diferenças de seu povo”.

O secretário municipal de Gestão Governamental, Cássio Augusto da Costa Marques, destacou a política inclusiva da atual administração. “O Município busca tratar cada ser humano com todas as condições de igualdade possíveis, promovendo melhor qualidade de vida a todos”, afirmou.

O gerente de Promoção da Igualdade Racial, Edmir Abelha, reforçou que as políticas públicas aplicadas pelo Executivo Municipal são afirmativas e inclusivas. “Hoje, no início da Semana da Consciência Negra, fazemos um balanço destes últimos anos e percebemos como avançamos em várias questões, como a desmistificação das religiões afro-descendentes, por exemplo”, disse.

A semana

A Semana da Consciência Negra é realizada pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Gerência de Promoção da Igualdade Racial, ligada à Subsecretaria de Ações da Cidadania. Às 14h30 de hoje (17), os debates abordam o tema “A História dos Desafios dos Negros no Brasil”, com o padre Ari Antônio dos Reis. O evento ocorre no auditório do Colégio Santa Teresa. Às 19 horas, uma celebração afro será realizada na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, em Ladário.

Amanhã (18), também às 19 horas, o Espaço Educacional recebe o Seminário Participativo para instalação do Fórum Permanente da Educação e Diversidade Étnico-Racial de Corumbá e Ladário. No dia 19, às 14 horas, o Instituto da Mulher Negra do Pantanal (Imnegra) ministra aula para as alunas do Projeto Promotoras Legais Populares sobre “Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial”, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I).

Às 20 horas do mesmo dia 19, a atração da Seresta Especial é o cantor Almir Guineto, com show no Jardim da Independência. Na sexta-feira (20), no primeiro feriado municipal, o Dia da Consciência Negra, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) recebe personalidades afro-descendentes e lança edital do concurso que vai escolher o monumento para o Parque Zumbi dos Palmares.

O decreto municipal nº. 2.084, que instituiu o feriado no dia 20 de novembro, foi assinado por Ruiter no dia 19 de dezembro de 2008. Desde então, a data integra o calendário comemorativo de Corumbá. No mesmo dia, ocorrem o I Encontro Estadual de Intérpretes de Samba Enredo, às 11 horas, no Riachuelo Futebol Clube, e o I Encontro de Mulheres Negras de Corumbá e Ladário, às 14 horas.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional