Iniciativa da Prefeitura de Corumbá é reconhecida nacionalmente

Desenvolvido desde 2006, o programa Mãe Crechera ganhou destaque neste ano, com direito a reportagens em âmbito nacional divulgadas pela TV Record e pela Rede Globo, por meio do programa Globo Repórter, um dos mais tradicionais da televisão brasileira. Além disso, a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou voto de congratulação ao prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) pela iniciativa, proposto pelas vereadoras Grazielle Machado (PR) e Thaís Helena (PT).

Na época, em fevereiro de 2009, o presidente da Câmara dos Vereadores de Campo Grande, Paulo Siufi (PMDB), enviou ofício ao prefeito Ruiter, destacando o “reconhecimento desta Casa de Leis por essa iniciativa tão nobre que vem ao encontro das necessidades das mães trabalhadoras”, e que, “em decorrência desses relevantes projetos, as mães não precisam interromper suas jornadas de trabalho”, e que a “ação garante às mães desempregadas a possibilidade de ganho extra, além de um excelente atendimento às crianças”.

Desde 2006, as creches mantidas pela prefeitura de Corumbá não param nem nas férias de inverno nem nas de verão. Nas férias de julho, a prefeitura paga a professores um valor extra para manter os estabelecimentos funcionando. Em janeiro, o alcance do projeto vai além: mães atendidas pelas creches são selecionadas e têm uma renda extra para ajudar a cuidar das crianças da comunidade, sob a supervisão de professores.

O projeto já beneficiou mais de 2 mil crianças. Em 2009, foram 800 crianças durante o mês de janeiro. Para que elas pudessem ser atendidas, 89 mães que têm filhos nas creches foram selecionadas e fizeram um curso preparatório para poder trabalhar cuidando das crianças.

Subsecretaria de Comunicação Institucional