Escola CAIC conquista o tri no Concurso de Bandas de Percussão

  Gilson de Carvalho

  
Com homenagem aos 90 anos do padre Ernesto Sassida, este foi o segundo título consecutivo da escola

A Escola Municipal CAIC – Padre Ernesto Sassida conquistou ontem (14), o título de tricampeã do Concurso de Bandas de Percussão de Corumbá, o segundo consecutivo. O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá, ligada à Secretaria de Gestão Governamental. Teve como palco o ginásio do Corumbaense Futebol Clube, que ficou totalmente lotado pelas torcidas das 13 escolas participantes, com direito a uma apresentação especial da Corporação Musical Fênix, uma banda recém formada na cidade, que proporcionou um belo espetáculo.

Comandada pelo regente Luciano Velasques, a banda da Escola CAIC, este ano, prestou uma homenagem ao padre Ernesto Sassida que, recentemente, completou 90 anos. Levantou a torcida e obteve maior número de pontos no quesito musica, totalizando 172, à frente das escolas Tilma Fernandes, com 168, e Nathércia Pompeo dos Santos, com 167. Ficou em primeiro lugar também no aspecto apresentação (coreografia), com um total de 120 pontos, contra 119,2 do Nathércia, e 116,5 da Escola Pedro Paulo de Medeiros. Como obteve maior número de pontos nos dois quesitos, a banda da escola CAIC foi oficializada como campeã geral do concurso, repetindo o feito de 2004 e 2008.

A décima edição do concurso foi realizada no ginásio do Corumbaense Futebol Clube, organizado pela Banda Manoel Florêncio, ligada à Superintendência de Cultura do Pantanal. Das 14 escolas inscritas, apenas o Paiolzinho esteve ausente. Além das primeiras colocadas nos dois quesitos, participaram também as bandas das escolas Cyríaco Félix de Toledo, Monte Azul, Clio Proença, Barão do Rio Branco, Ângela Maria Perez, Eutrópia Gomes Pedroso, Izabel Correa, Delcídio do Amaral, Fernando de Barros e Professor João Batista (Ladário).

O concurso foi uma forma da Prefeitura promover a aprimorar o desenvolvimento de técnicas musicais entre os alunos, bem como estreitar os laços de amizades entre as escolas e estudantes. A solenidade de premiação foi dirigida pela professora Ligia Maria Baruki e Melo, presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá. Receberam troféus as três primeiras bandas de cada quesito em disputa (música e apresentação coreográfica). Campeã geral, a escola CAIC ainda ficou de posse do troféu transitório.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional