Corumbá promove Encontro de Interpretes de Samba Enredo

Marcado para o próximo dia 20, uma sexta-feira, o I Encontro de Interpretes de Samba Enredo de Mato Grosso do Sul faz parte da programação da Semana da Consciência Negra, de 16 a 21 de novembro. O evento é promovido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Subsecretaria de Ações da Cidadania, ligada à Secretaria de Promoção da Cidadania, e marca o primeiro feriado municipal, o Dia da Consciência Negra, criado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), por meio da Lei 2.084, de 19 de dezembro de 2008.

O encontro será realizado a partir das 11 horas no Riachuelo Futebol Clube. O subsecretário de Ações da Cidadania, Arturo Castedo Ardaya, adiantou que o evento terá participação de interpretes das escolas de samba de Corumbá, bem como de Campo Grande e Aquidauana, além das rainhas das baterias.

De Corumbá participam Império do Morro, Vila Mamona, A Pesada, Major Gama, Acadêmicos do Pantanal, Nova Corumbá, Marquês de Sapucaí e Caprichosos de Corumbá. De Campo Grande foram convidadas as escolas da Vila Carvalho e Igrejinha, além da Mocidade Independente de Aquidauana.

Durante o encontro, também será prestada uma homenagem a Nilton Mendes, eterno interprete da Major Gama. “Ele foi um dos grandes artistas que Corumbá teve e nada mais justo do que prestar esta homenagem, exatamente durante um encontro que vai reunir a nata do carnaval corumbaense e do Mato Grosso do Sul”, explicou Ardaya.

Também está previsto, na ocasião, o evento o lançamento do Samba Enredo da Escola de Samba Caprichosos de Corumbá que, no Carnaval de 2009, fez uma homenagem ao Negro. O encontro será marcado por muito pagode e uma feijoada.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional