Concerto encerra “ano de ouro” para Manoel Florêncio e Coral

 Gilson de Carvalho
  

Os 46 músicos tocaram clássicos do cancioneiro erudito e fizeram uma homenagem ao cantor Michael Jackson

Com o anfiteatro Salomão Baruki absolutamente lotado, a Banda de Música Manoel Florêncio encerrou um ano especial para o grupo, na noite de sábado (21). “2009 foi excelente”, avaliou o maestro José Carlos Marques Pereira. Mantida pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Superintendência de Cultura da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, a banda participou, em julho, do 29º Festival de Música de Londrina. Os músicos corumbaenses fizeram a abertura do evento e serviram de base para a formação da Banda Sinfônica do Festival.

O 9º Concerto de Santa Cecília, uma homenagem à Santa padroeira dos músicos, foi realizado sob a batuta de José Carlos e dos instrutores Sebastião Lemes Cunha e Kleber de Carvalho Jares. Na ocasião, os 46 músicos tocaram clássicos do cancioneiro erudito e fizeram uma homenagem ao cantor Michael Jackson. “O repertório foi composto só com músicas difíceis. Tivemos que nos preparar muito, com bastante esforço e ensaios constantes. E todos se saíram muito bem”, disse o maestro, completando: “A apresentação desta noite (sábado) coroa todo esse trabalho”.

O 9º Concerto de Santa Cecília teve também a participação do Coral Cidade Branca. “Este é o quinto ano que participamos desta noite especial”, comentou o maestro Luciano Gibaile, lembrando que 2009 também foi um ano importante para os cantores da cidade. “Ficamos em primeiro lugar no Festival de Corais, que ocorreu em Campo Grande. Foi a primeira vez que saímos do município para participar de uma competição e ganhamos o título de melhor coral do Estado”, disse.

Gibaile ainda fez um convite aos apaixonados por música. “O Coral existe para quem gosta, estuda ou quer aprender mais sobre o canto. As aulas são gratuitas e acontecem na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (Ila) às 19 horas”, completou o maestro.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional