Almir Guineto, uma das atrações da Semana da Consciência Negra

O cantor carioca Almir Guineto é uma das atrações da programação da Semana da Consciência Negra que será aberta nesta segunda-feira, no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez. Ele será o responsável pela Noite de Seresta especial de quinta-feira, dia 19 de novembro, véspera do primeiro feriado municipal, o Dia da Consciência Negra, criado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira. O espetáculo será na Praça da Independência, a partir das 20h e está sendo organizado pela Superintendência de Cultura da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá.

A Semana da Consciência Negra está sendo organizada pela Prefeitura, por meio da Gerência de Promoção da Igualdade Racial, pasta ligada a Subsecretaria de Ações da Cidadania. O evento vai até o dia 20, propiciando cinco dias de debates, oficinas, seminários, palestras e outras atividades que destacam a cultura afro-brasileira. A solenidade de abertura será às 20h, com uma exposição de trajes símbolos do Candomblé, apresentação da Oficina de Dança do Pantanal e a exibição do documentário Camba’Race (Lamento Negro), do jornalista sul-mato-grossense Sionei Ricardo Leão.

A programação prevê para o dia 17, às 14h30, debate sobre “A História dos Desafios dos Negros no Brasil”, com o padre Ari Antônio dos Reis, no auditório do Colégio Santa Teresa. Neste mesmo dia, às 19h, celebração afro será realizada na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, em Ladário. Para o dia 18, às 19h, no Espaço Educacional, o Seminário Participativo para instalação do Fórum Permanente da Educação e Diversidade Étnico-Racial de Corumbá e Ladário.

No dia 19, véspera do feriado municipal, além do show de Almir Guineto, a programação prevê para às 14h, uma aula para as alunas do Projeto Promotoras Legais Populares, a cargo do Instituto da Mulher Negra do Pantanal (Imnegra). O tema será “Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial”, e terá como palco a sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I).

Na sexta-feira, 20 de novembro, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) recebe personalidades afro-descendentes e lança edital do concurso que vai escolher o monumento para o Parque Zumbi dos Palmares. No mesmo dia, ocorrem o I Encontro Estadual de Intérpretes de Samba Enredo, às 11h, no Riachuelo Futebol Clube, e o I Encontro de Mulheres Negras de Corumbá e Ladário, às 14h.

O feriado municipal Dia da Consciência Negra foi criado pelo decreto nº. 2.084, assinado por Ruiter no dia 19 de dezembro de 2008. Desde então, a data integra o calendário comemorativo de Corumbá.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional