Viaduto da 13 vai melhorar trânsito e a vida dos corumbaenses

 Marcos Boaventura

  

 Ato de lançamento da construção do viaduto da Rua 13 de Junho

Uma obra emblemática para Corumbá. Assim foi definida a construção do viaduto da Rua 13 de Junho, autorizada nesta terça-feira (20) pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT). “Esta data, 13 de junho, é muito significativa para todos nós porque representa a retomada de Corumbá. E este viaduto que será erguido aqui tem muito a ver com o orgulho de ser corumbaense, pois é mais uma obra que mexe diretamente na auto-estima do nosso povo”, destacou o prefeito. “Por tudo isso, hoje estamos muito satisfeitos, alegres e contentes por mais esta ação”, continuou.

O ato reuniu grande número de pessoas, entre os quais vários moradores dos bairros Cervejaria, Arthur Marinho e Dom Bosco. A atriz Bianca Machado representou com muito humor uma moradora da região, que, apesar da desconfiança de muitos, acreditava na execução da obra. Logo após a apresentação teatral, o prefeito Ruiter, o deputado estadual Paulo Duarte (PT), o secretário municipal de Desenvolvimento Integrado, Haroldo Waltencyr Ribeiro Cavassa, o vereador Carlos Alberto Machado, e representantes do Dom Bosco e Arthur Marinho assinaram a ordem de serviço.

Aos 79 anos de idade, Francisco Faria afirmou, com a propriedade de ser o morador mais antigo do bairro, que o viaduto é uma realização “de grande envergadura não só para os moradores da rua, mas para toda a cidade”. Seu Francisco mora na 13 de Junho há 70 anos, época em que o bairro ainda se chamava Trincheira.

Também morador da região, Haroldo Cavassa reforçou que a construção dará uma nova mobilidade ao trânsito do Município. “É mais uma alternativa para desafogar o tráfego na Rua Dom Aquino e que dará mais acessibilidade aos cidadãos”, afirmou. “São mais de 15 anos de estudo para esta obra, e tenho orgulho de pertencer à equipe que a está executando”, complementou.

Representando o Poder Legislativo na solenidade, o vereador Carlos Machado (PT)disse que o viaduto “é uma obra futurista para Corumbá, que está crescendo a passos largos”. O deputado Paulo Duarte concordou com o vereador e acrescentou que o momento “é especial para quem tem raízes aqui e, na infância, brincou no famoso buracão da 13”. O parlamentar lembrou ainda que o projeto começou como um sonho, só se tornando realidade graças à força e à união política de várias pessoas envolvidas com o desenvolvimento da região.

Este ato é fruto da resistência e da obstinação de pessoas que sabiam que isto era possível”, afirmou o deputado. Ele agradeceu também ao ministro Paulo Bernardo (Planejamento) e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que viabilizaram recursos do Ministério das Cidades para o projeto. “Este viaduto será um cartão postal de Corumbá”, completou.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional