Shows do Roupa Nova e Mart’nália serão na Manoel Cavassa

 Arquivo PMC
  

Shows começam na sexta-feira, com a primeira noite do samba

O palco do Festival Pantanal das Águas será montado no cruzamento da rua Manoel Cavassa com a ladeira José Bonifácio, no Porto Geral de Corumbá. A alteração atende a uma recomendação da Polícia Militar, que estima um público de pelo menos 20 mil pessoas nos shows do grupo Roupa Nova e de Mart’nália, que acontecem respectivamente nas noites do sábado e domingo. A festa que celebra a cultura pantaneira, o turismo e a importância da preservação ambiental, começa nesta sexta-feira, às 21 horas, com a apresentação das escolas de samba A Pesada, Vila Mamona e Império do Morro. Os grupos MBW e Skema Rio garantem a animação na sequência.

No sábado, dia 10, o Festival começa às 14 horas com a XV Travessia a Nado do Rio Paraguai. Para garantir a total segurança do evento esportivo, 13 embarcações e 48 homens do 17º Batalhão de Fronteira, do 6º Distrito Naval, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar Ambiental estarão espalhados em todo o perímetro da competição. A Capitania dos Portos também vai impedir o trânsito de embarcações no trecho do rio Paraguai a ser utilizado pelos atletas.

O mesmo efetivo será disposto para o XXVI Festival Internacional de Pesca Esportiva do Pantanal, que vai de 8h às 13 horas do domingo (11). A Agetrat (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) vai autorizar a descida dos carros com as embarcações somente pela ladeira Cunha e Cruz (ladeira da Saúde) e até as 7h30. Depois deste horário, o trânsito fica impedido a partir da rua Delamare. Nos outros dias, a Cunha e Cruz ficará liberada para descida e subida de veículos, mas será proibido estacionamento no local, que será a principal via de acesso ao Porto.

No XVIII Campeonato de Pesca Infantil, que começa às 8 horas da segunda-feira, 12 de outubro, Dia da Criança, o efetivo de segurança também será mantido. Para as noites de shows populares, a Guarda Municipal, a Polícia Militar e uma empresa privada contratada para o evento vão garantir a segurança do Festival Pantanal das Águas com efetivo de mais de 160 homens.

A Secretaria Executiva de Saúde Pública vai disponibilizar 1 ambulância e 15 funcionários para os 4 dias de festa. A Secretaria Executiva de Meio Ambiente está responsável pela limpeza da orla. Para tanto, mais coletores de lixo serão colocados ao longo de todo o circuito. De sexta a segunda-feira, a Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal realiza oficinas de encordamento de caniço de bambu, isca para pesca, cerâmica, salsaparrilha e de preparo de pescado, além de exposições da canoa guató, artesanato de couro de peixe, capivara e jacaré de madeira, viola de cocho e pintura de pescado.

Outra novidade desta edição será a disponibilização da Arraes Amador no local do evento. A Capitania dos Portos vai fazer a inscrição e a prova prática da carteira em um estande montado no Porto Geral. A Marinha reitera que é obrigatório do uso de coletes salva vidas e a documentação da embarcação e do condutor do barco regulares para navegação. Para garantir a segurança de todos, um bafômetro será utilizado para atestar a sobriedade dos piloteiros.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional