Seminário discute segurança da navegação no rio Paraguai

 Clóvis Neto

  
Prefeito Ruiter participou da abertura do evento na manhã de hoje

Começou na manhã de hoje (13) o I Seminário de Segurança da Navegação na Bacia do Rio Paraguai. O evento é promovido pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil e pelo Comando do 6º Distrito Naval (DN), com o tema “A Cartografia e a Sinalização Náutica da Bacia do Rio Paraguai”. O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), participou da palestra de abertura do seminário, proferida pelo vice-almirante Luiz Fernando Palmer Fonseca, diretor de Hidrografia e Navegação.

“É muito importante discutir a segurança em nossa hidrovia, pela qual praticamente toda a produção mineral do Município é escoada. Aprimorar a navegabilidade é fundamental não só para as empresas, mas também para os navegantes que a utilizam”, disse Ruiter. O prefeito destacou ainda o empenho da Marinha em apresentar os trabalhos que estão sendo e que serão desenvolvidos na região.

Ex-comandante do 6º DN, o vice-almirante Palmer lembrou que o rio Paraguai é uma das principais vias de todo o Centro-Oeste brasileiro. A hidrovia oferece 3 mil quilômetros navegáveis, abrangendo o Paraguai (de Assunção a Cáceres) e o rio Cuiabá (da foz até a capital mato-grossense). Conforme ele, as principais dificuldades da Marinha na região são a variação do período de cheia e vazante, que muda a cada ano, a variação do leito e das margens do rio, a cartografia desatualizada e o vandalismo contra os sinais luminosos.

Auxiliado pelo diretor do Centro de Hidrografia da Marinha, capitão de mar-e-guerra Garcez, e pelo encarregado do Sistema de Sinalização Náutica (SSN-6), capitão-de-fragata Orempüller, Palmer apresentou algumas das propostas da Diretoria de Hidrografia e Navegação para sanar os problemas apontados, enfatizando que o balizamento do rio Paraguai é único e reconhecido internacional.

O seminário termina ainda na tarde de hoje, quando ocorrem os debates sobre os temas expostos pela manhã. O prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria, e o secretário de Relações Institucionais de Corumbá, Carlos Porto, também participaram do evento.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional