Ruiter é homenageado e lembra avanços da odontologia na região

 Clóvis Neto

  
Homenagem foi durante evento no Centro de Convenções

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) recebeu na noite desta sexta-feira o título de Prefeito Amigo da Odontologia. A homenagem foi oferecida pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO)-Seção Pantanal e pelo Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO/MS) durante a terceira Jornada Odontológica de Corumbá, que encerrou neste sábado, 03 de outubro, Dia Internacional do Dentista, no Centro de Convenções do Pantanal.

Em seu discurso, o prefeito agradeceu a honraria e lembrou das ações odontológicas desenvolvidas na cidade nos últimos 5 anos. “Criamos um programa de prevenção nas escolas, voltado aos pequenos, abrimos o atendimento noturno odontológico, um fato inédito entre cidades do interior, levamos os profissionais até os idosos e asseguramos mais de 16 mil atendimentos mensais aos corumbaenses ao implantar o CEO (Centro de Especialidade Odontológica)”, destacou Ruiter.

Por essas e outras ações, e principalmente pelo alcance delas, hoje Corumbá se orgulha de ser referência no Estado em atendimento odontológico público”, complementou. Além de enfatizar os avanços já alcançados, o prefeito também destacou o programa “Sorria Corumbá”, lançado durante as comemorações dos 231 anos do município e que vai otimizar o serviço prestado gratuitamente ao público. “Saibam que investir na saúde bucal continuará sendo parte importante do nosso programa de saúde pública”, afirmou.

Ruiter agradeceu ainda ao empenho dos funcionários da Secretaria Executiva de Saúde, em especial à Gerência de Saúde Bucal. “Quero agradecer o empenho, o tratamento humanizado que vocês, profissionais da odontologia, vêem oferecendo aos cidadãos de Corumbá. Não sou eu quem digo e sim os bons resultados, que são também a legítima motivação para irmos e termos do que nos orgulhar”, finalizou.

O dentista e secretário de Ações Sociais, Lamartine de Figueiredo Costa, que este ano completa 40 anos de formação acadêmica, destacou o aumento das próteses disponibilizados pelo Executivo para a população de baixa renda. Hoje são 120 próteses entregues por mês, número que deve ser duplicado até 2010. “Todos nossos munícipes hoje são tratados com respeito e dignidade”, afirmou. Lamartine será um dos homenageados pelo CRO/MS durante o Congresso de Odontologia, que acontece em dezembro em Campo Grande.

Tudo isto representa o bom trabalho que vem sendo desenvolvido nesta cidade”, lembrou o presidente do Conselho Regional, Silvano da Silva Silvestre. Ele relembrou que nos últimos três anos, um corumbaense esteve entre os que receberam a Ordem Sul-Mato-Grossense do Mérito Odontológico. No ano passado, o homenageado foi o prefeito Ruiter.

Zacaria Omar, gerente de Atenção em Saúde Bucal, enfatizou os investimentos em recursos humanos, físicos e estruturais realizados pela Prefeitura. Segundo ele, isto é reflexo da atenção, dedicação e empenho da administração. O secretário de Saúde, Lauther Serra, o secretário executivo de Relações Institucionais, Carlos Porto, e a primeira-dama e secretária especial de integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, participaram da solenidade.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional