Ruiter destaca apoio do Sebrae para desenvolvimento da região

 Clóvis Neto

  
Prefeito corumbaense prestigiou evento em Ladário

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira destacou ontem, segunda-feira, a presença do Sebrae/MS na região, através do fomento de programas voltados para micro e pequenas empresas, fundamentais para o desenvolvimento das cidades pantaneiras. Foi durante um ato que marcou o Dia da Pequena Empresa, 5 de outubro, realizado no Salão Paroquial Nossa Senhora dos Remédios, em Ladário e, simultaneamente, em outras 11 cidades do Mato Grosso do Sul.

O evento foi destinado a empresários, trabalhadores em geral e interessados em abrir um pequeno negócio, ou mesmo expandir, atraindo mais de 70 pessoas no Salão Paroquial, que assistiram as duas palestras “Grandes Oportunidades para Pequenos Negócios” e “Entenda a Lei do Empreendedor Individual”.

Ruiter estava acompanhado de seu secretário executivo de Relações Institucionais, Carlos Porto. Enalteceu a iniciativa do Sebrae em comemorar o Dia da Pequena Empresa em 12 cidades do interior, com destaque para a região, devido às presenças de Cláudio George Mendonça, diretor superintendente da instituição no Estado, e da conselheira do Sebrae Nacional, Maria de Lourdes e Silva, “prestígio que mostra a importância de Ladário no contexto”.

Para o prefeito corumbaense, a instituição, com a realização, permitiu maior aproximação com as pequenas empresas, “estimulando e proporcionando benefícios ao pequeno empreendedor, que estão tendo oportunidade de conhecer seus direitos, para serem de fatos, cidadãos”, afirmou Ruiter, lembrando os “avanços significativos” proporcionados pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, especialmente no capítulo tributário que criou Simples Nacional.

O prefeito ladarense destacou a realização, principalmente a presença de pessoas interessadas em ampliar ou mesmo implantar suas empresas na cidade. Destacou que, através dessa parceria com o Sebrae, o município terá condições de buscar “uma fórmula para viver melhor”, caminho para trabalho e renda para a população.

Conforme ele, atrair grandes empresas para a cidade se torna mais difícil do que investir nos próprios moradores, que demonstram interesse em ampliar, melhorar ou mesmo implantar sua pequena empresa no município, gerando uma ótima “oportunidade para o ladarense trabalhar formalmente, garantindo sua subsistência”.

José Antônio aposta na potencialidade de Ladário, principalmente através de parcerias como esta com o Sebrae, bem como com a Marinha, Banco do Brasil, Embrapa Pantanal, entre outras instituições, inclusive com a cidade de Corumbá, segundo ele, “futuro consumidor dos produtos ladarenses”.

Interior

Cláudio Mendonça, superintendente do Sebrae, destacou a interiorização das ações este ano, alusivos à data. Segundo ele, os grandes eventos em Campo Grande, foram trocados por contatos mais direto com empreendedores de 12 cidades do Estado “com grande potencial de crescimento”, e que Ladário, em especial, tem espaço para mais lojas de roupas, restaurantes, bares, cursos para concursos, além de sua vocação para indústria-marinha e potencial para formalizar mais de 500 trabalhadores.

O evento contou com a presença do presidente da Associação Comercial e Industrial de Corumbá, Alfredo Zamlutti Junior, que focou a necessidade da cidade ladarense criar a sua própria associação comercial, que será importante para o desenvolvimento econômico da região e estabelecimento de parcerias com instituições como o Sebrae.

As duas palestras foram ministradas pelo consultor Inácio Schneider. Presente também o presidente da Câmara de Vereadores de Ladário, Oswaldir Nunes da Silva; Wesckley Lima, gerente regional do Sebrae, além de outras autoridades.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional