Profissionais são capacitados para manejar pessoas com dengue

O infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha, doutor em Medicina Tropical e integrante do comitê de assessoria do Ministério da Saúde para dengue e febre amarela, realizou capacitação para os profissionais da Rede Municipal de Saúde, na manhã de hoje (16). O responsável pelo escritório da Fiocruz em Mato Grosso do Sul falou principalmente sobre as atualizações dos procedimentos para o manejo clínico do doente com suspeita de dengue.

“A Organização Mundial de Saúde (OMS) fez uma nova classificação da doença. Agora são diferenciados os casos de dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave”, afirmou o infectologista. “No primeiro caso, estão pessoas que apresentam sinais leves. No segundo, aqueles que apresentam risco maior, como gestantes, diabéticos, hipertensos e pessoas acima de 65 anos. O terceiro caso é composto por aqueles que necessitam de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, explicou.

Durante a capacitação, também foram abordadas informações importantes sobre as Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue. O curso é uma realização da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Executiva de Saúde Pública, e é considerado fundamental para conferir aos profissionais da área conhecimento do documento que unifica todas as ações de prevenção e combate à dengue em todo o País.

O documento, lançado pelo Governo Federal em julho deste ano, traz ações e orientações para assistência aos pacientes, tais como classificação de risco para a prioridade no atendimento, vigilância epidemiológica, controle do mosquito transmissor da dengue e ações de comunicação e mobilização da população quanto ao combate à transmissão da doença.

O infectologista elogiou o sistema de Zoneamento Integrado implantado recentemente pelo Município. “É um trabalho extramente pertinente. É uma metodologia moderna e que otimiza os trabalhos desenvolvidos na área da saúde”, finalizou.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional