No Cristo, alunos do Damy fazem ação por segurança no trânsito

 Clóvis Neto

  

 Mais de 400 alunos participaram  da caminhada

Mais de 400 alunos da Escola Municipal José de Souza Damy realizaram na manhã desta segunda-feira, 5 de outubro, uma série de atividades alusivas a segurança e a conscientização de pedestres e motoristas. Além de realizar caminhada nas principais ruas do bairro Cristo Redentor, os jovens também participaram de uma blitz educativa em frente a escola. As ações fazem parte do projeto Educando Crianças para o Trânsito, desenvolvido pela direção escolar em parceria com a Agetrat (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Detran (Departamento Estadual de Transporte).

“As atividades são desenvolvidas ao longo de todo o ano, culminando com esta mobilização feita hoje”, explicou a diretora Márcia Ivana do Amaral. Só no período matutino, são 450 crianças envolvidas nas discussões e oficinas sobre o trânsito. “Mas o projeto também foi estendido para os alunos da tarde, da noite e aos moradores do bairro”, completou a diretora.

“Este é um projeto muito importante porque trabalha diretamente com os futuros condutores”, disse a diretora-presidente da Agetrat, Silvana Ricco. Mateus Henrique dos Santos França, da 2ª série, mostrou que, apesar de ter apenas 7 anos, já conhece as principais regras do trânsito. “Aprendi que no trânsito não pode ser apressado e se dirigir não é para beber”, afirmou.

Além da passeata e da blitz, os alunos também realizaram atividades lúdicas, jogral com tema “No Reino das Sinalizações”, maquetes com placas e orientações para motoristas e pedestres, expressão corporal ao som do “Tema da Vitória”, coral da música “Alô, alô crianças” e dança ao som de “O Calhambeque”, de Roberto Carlos.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional