Mostra vai disponibilizar vacina contra raiva em equinos

 Marcos Boaventura

  
Depois da zona urbana, vacina vai para a área rural

A Prefeitura de Corumbá disponibilizará, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pantanal), estrutura para vacinar até 350 equinos da zona rural do Município contra a raiva animal. A vacinação está prevista para ocorrer entre 8h e 15 horas da sexta-feira (16), durante a 3ª Mostra da Agricultura Familiar, que acontece na Estação Experimental do Campo, no Assentamento Taquaral.

A imunização faz parte de uma estratégia adotada pelo Executivo Municipal para o combate à raiva animal em equinos. O trabalho já foi desenvolvido na região urbana pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento Agropecuário, em parceria com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), e com apoio da Secretaria Executiva de Saúde Pública, Agroline e Lidas de Campo, que doaram as seringas e as doses da vacina.

Agora, as atenções voltam-se aos animais da zona rural, com a instalação de um posto na Estação Experimental do Campo, visando à aplicação gratuita da vacina, que deve ser realizada anualmente em equinos a partir do sexto mês de vida. A Prefeitura alerta que a imunização é obrigatória, principalmente pelo fato de que a raiva em herbívoros é endêmica na região.

A mostra

A 3ª Mostra da Agricultura Familiar é destinada a pequenos produtores rurais da região, marcando as comemorações do Dia Mundial do Alimento e, paralelamente, acontece a 1ª Feira de Sementes e Mudas do Município. Em 2008, durante a 2ª edição da mostra, cerca de 80 agricultores rurais e urbanos, técnicos, estudantes, professores, representantes de ONGs e de instituições parceiras acompanharam as atividades.

O evento é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Terra Pantanal e da Secretaria Executiva de Educação/Estação Experimental do Campo, com Embrapa Pantanal; Consultoria e Assessoria para Agricultura Familiar (Secaf); Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer); Comunità Impegno Servizio Volontariato (Cisv); e Associação dos Técnicos em Agropecuária dos Assentamentos de Corumbá (Ataac).

Programação

A programação começa às 7h30, com recepção aos participantes. Às 8 horas, ocorre a abertura do evento, seguida de palestra, às 8h20, com o tema “Saneamento Básico Rural”, com o especialista Antônio Pereira de Novaes. Após intervalo, as atividades prosseguem, às 9h50, com o Dia de Campo Alternativas Agroecológicas, que será divido em estações. Na primeira estação, Manejo Agroecológico de Plantas, com Marçal H. A. Jorge e Aurélio V. Borsato; na segunda, Adubos Verdes, a cargo de Alberto Feiden; na terceira, Ordenha Higiênica, a cargo da Fundação Terra Pantanal; na quarta, Caldas Alternativas, com Simone Y. Benites e César D. J. Assad; na quinta, Agricultura Familiar e Alimentação Escolar, com a professora Laura H. Midon; e na sexta, Pastagens recomendadas para ovinos, com Anderson Gonzaga Ortiz.

Os trabalhos serão desenvolvidos até as 12 horas, com intervalo para almoço e retorno previsto para as 14h, com visitação à Mostra de Produtos e à Feira de Sementes e Mudas. O encerramento será às 15 horas.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional