Semana da Pátria: Ato destaca educação salesiana em Corumbá

 Gilson de Carvalho

  
Este ano, Semana da Pátria destaca educação corumbaense

A contribuição da missão salesiana para a Educação em Corumbá foi relembrada na manhã de hoje, quinta-feira, durante ato na Praça da Independência, como parte das comemorações da Semana da Pátria. Este ano, Corumbá comemora os 187 da Independência do Brasil com foco na educação e, neste terceiro dia, os homenageados foram as escolas salesianas, representadas por alunos do Colégio Santa Teresa, Cenic e Dom Bosco.

As comemorações foram iniciadas no dia 1º de setembro. Na oportunidade, o secretário-executivo de Educação, Hélio de Lima, fez um balanço sobre os avanços do ensino na região pantaneira, com ênfase inclusive nas escolas localizadas na região das águas. Ontem, quarta-feira, a homenagem foi direcionada às escolas estaduais. Durante a solenidade desta manhã, o mestre Altair Silva, diretor do Colégio Santa Teresa, foi o responsável pelo hasteamento da Bandeira do Brasil, ao som do Hino Nacional, com a presença da Banda Municipal Manoel Florêncio. Altair estava acompanhado da superintendente de Cultura Heloisa Helena da Costa Urt.

Na oportunidade o mestre destacou o crescimento do ensino na cidade e relembrou que, este ano, o estabelecimento de ensino mantido pela Missão Salesiana, completou 110 anos de fundação em 4 de abril. A instituição foi fundada em 1899 e, durante este período, “trouxe muita contribuição para a educação na cidade”, inclusive com a implantação de uma faculdade.

As comemorações prosseguem até o dia 7 de setembro. Nesta sexta-feira, dia 4, a homenagem será às escolas particulares; no sábado, serão lembradas as escolas localizadas na zona rural, e no domingo, dia 6, as universidades. O ponto alto será no dia 7, com hasteamento da Bandeira do Brasil às 9h, na praça, e o desfile militar a partir das 10h, na avenida General Rondon. A programação está a cargo da Superintendência de Cultura, ligada à Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional