Saúde quer vacinar 10,1 mil crianças contra a pólio

A Prefeitura Municipal de Corumbá já está com estratégia montada para imunizar 10,1 mil crianças de 0 a 5 anos contra a paralisia infantil. O Dia D de combate à doença será sábado, 19 de setembro e, durante o dia, vão funcionar 20 postos, montados em locais estratégicos, inclusive um volante para atender hospitais e outros locais da cidade. A imunização faz parte da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, programada para o período das 8h às 17h.

Os trabalhos serão desenvolvidos pela Secretaria Executiva de Saúde Pública que vai disponibilizar um total de 250 pessoas, entre enfermeiros, técnicos, agentes de saúde e outros profissionais da área, para atender a comunidade.

Mesmo com o Dia D marcado para sábado, as vacinas já estão disponíveis nos postos de saúde, exceto nas unidades do Luiz Fragelli, no bairro Universitário, e Humberto Pereira, no Nossa Senhora de Fátima.

Segundo Wangley Campos, coordenador do Núcleo de Imunização da Secretaria Executiva de Saúde Pública da Prefeitura Municipal, a estratégia adotada será a mesma da primeira etapa, quando foram imunizadas 10.608 crianças, 104,06% do previsto.

Além da paralisia infantil, durante o Dia D, estarão também disponíveis, doses de vacinas contra hepatite-B, Rotavírus, Tríplice Viral, Tríplice Bacteriana e Febre Amarela.

Postos de vacinação

No sábado, a vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde da Família São Bartolomeu, na rua Pernambuco, no João de Deus; Enio Cunha, na alameda Tamengo, bairro da Cervejaria; Popular Velha, na rua Teodomiro Serra, Popular Velha; Fernando Moutinho, na rua Rio Grande do Sul, bairro Cristo Redentor; Breno de Medeiros, na rua Ciríaco de Toledo, Popular Nova; Paulo Maissato, na rua Ciríaco de Toledo, Nova Corumbá; Kadwéus, na rua Ciríaco de Toledo, no Kadwéus; Gastão de Oliveira, na rua Nossa Senhora da Conceição, no Maria Leite; Dom Bosco, rua Dom Aquino, bairro Dom Bosco; Aeroporto, na rua Alan Kardec, no Aeroporto; Ladeira Cunha e Cruz, no centro da cidade.

Vão funcionar ainda as Unidades Básicas de Saúde Luis Fragelli, na rua Eugênio Cunha, bairro Universitário, e Humberto Pereira, na rua Luiz Feitosa Rodrigues, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Outros postos serão o Centro de Saúde da Mulher, na 15 de Novembro, em frente à maternidade; Centro Integrado de Saúde, no antigo mercado municipal; Escola Fernando de Barros, Extensão do Vitória Régia; Escola Estadual Maria Leite, na rua Porto Carrero, Vila Noroeste; Escola Almirante Tamandaré, no Guatós; Conviver, no Jardim dos Estados, além de uma unidade volante para atender hospitais e outros locais da cidade.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Social