Ruiter vai a posse do novo ministro de Relações Institucionais

 Marcos Boaventura/Arquivo

  

Padilha (com Ruiter no Porto Geral) assume nova função na segunda

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), participa no próxima segunda-feira, 28 de setembro, da posse do novo Ministro de Relações Institucionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Alexandre Padilha, que ocupa a Secretária de Articulação Federativa, vai substituir José Múcio Monteiro, indicado pelo presidente para ser o novo Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

A posse acontece às 15 horas no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Ruiter vai a solenidade acompanhado do prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria, e do secretário executivo de Relações Institucionais de Corumbá, Carlos Porto. “A indicação de Alexandre Padilha traz boas perspectivas para a cidade. Ele é uma pessoa que conhece a região e já ajudou bastante nosso município”, afirmou o prefeito corumbaense.

Como chefe da Subsecretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República, Padilha esteve em Corumbá por duas vezes. A primeira durante o Festival América do Sul de 2008, quando participou da assinatura da Carta de Intenções dos Municípios Pantaneiros da Fronteira Brasil-Bolívia.

O documento, assinado pelos prefeitos Ruiter Cunha, Aldo Clavijo Viruez (Puerto Quijarro) e Romualdo Hurtado (Puerto Suarez), foi resultado do encontro binacional realizado em Puerto Quijarro naquele mesmo ano, onde os municípios pantaneiros decidiram se integrar para planificar, de forma conjunta, medidas objetivando garantir o desenvolvimento sustentável da região. A partir desta carta, várias ações foram desempenhadas conjuntamente, principalmente nas área da Saúde Pública.

Alexandre Padilha retornou ao município em janeiro deste ano, quando integrou a comitiva do presidente Lula no encontro com o presidente boliviano Evo Morales. Em várias outras oportunidades, o futuro ministro recebeu o prefeito Ruiter em Brasília. O convite para a solenidade de posse desta segunda-feira partiu do Ministério de Relações Institucionais.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional