Ruiter diz que Padilha é forte aliado de Corumbá em Brasília

 Edinho Neves

  
Ruiter prestigiou a posse de Padilha, junto com José Antônio

Conhecedor de projetos importantes para Corumbá, em especial no que se refere a integração das cidades fronteiriças, o novo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, é um forte aliado de Corumbá e Ladário junto ao Governo Federal, para desenvolvimento da região. A opinião é do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) que participou na tarde desta segunda-feira, da posse de Padilha, em cerimônia realizada no Palácio Itamaraty, comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ruiter estava acompanhado do prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria, e do secretário executivo de Relações Institucionais de Corumbá, Carlos Porto. “A nossa expectativa é muito boa”, destacou. “Temos mais um forte aliado no Distrito Federal para viabilização de projetos importantes para a nossa região”, reforçou.

O chefe do executivo corumbaense ressalta que o Ministério, ocupado agora por Alexandre Padilha, engloba pasta que trata de assuntos ligados às cidades fronteiriças, e que o ministro conhece com profundidade as ações desencadeadas na sua primeira gestão, visando a integração entre as cidades brasileiras de Corumbá e Ladário, e Puerto Quijarro e Puerto Suarez, do lado boliviano.

Lembrou o lançamento do projeto de integração lançado em 2008, com a presença inclusive de Alexandre Padilha, na época chefe da Subsecretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República, e que resultou na elaboração da carta de reivindicação dos municípios fronteiriços, entregue aos presidentes Lula e Evo Morales (Bolívia), durante a visita dos dois na região de fronteira, em janeiro de 2009.

Na opinião do prefeito, o ministro Padilha será também forte aliado de Corumbá e região no que se refere a tramitação de projetos importantes junto ao Governo Federal, entre eles, o viaduto da avenida General Rondon.

Concorrida

A posse do novo ministro (substitui José Múcio Monteiro, indicado por Lula para uma vaga no Tribunal de Contas da União) foi bastante concorrida. Entre os presentes, o vice-presidente José Alencar; presidente do Senado Federal José Sarney; ministra Dilma Roussef (Casa Civil); senador Eduardo Suplicy, além de outros senadores, deputados federais, ministros, governadores, prefeitos e vice-prefeitos de cidades brasileiras.

Ruiter retorna ainda hoje para Mato Grosso do Sul. Sua agenda prevê para esta terça-feira, uma audiência na Caixa Econômica Federal. “O secretário Carlos Porto esteve no Ministério das Cidades, acompanhando o projeto do viaduto da 13 de Junho e, na Caixa, vamos tratar justamente disso. Nossa intenção é retornar a Corumbá já com a ordem de serviço, para iniciar a obra imediatamente”, afirmou.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Relações Institucionais