Revitalizada, Travessa Mercúrio será inaugurada hoje à tarde

 Marcos Boaventura

  

 Travessa Mercúrio no porto geral

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) faz hoje, quinta-feira, a entrega de mais uma obra na cidade incluída no Programa Monumenta, dentro do projeto de revitalização do Porto Geral. Dessa vez, será inaugurada a obra de urbanização e paisagismo da Travessa Mercúrio, que integra a área tombada pelo Patrimônio Histórico Federal.

A recuperação deste local histórico é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e Governo Federal, através do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN). A inauguração faz parte das comemorações dos 231 anos de fundação de Corumbá, celebrados no último dia 21 de setembro, segunda-feira.

O Monumenta tem como principal objetivo estimular a conservação dos imóveis, e consequentemente dos sítios históricos, para que a população tradicional permaneça em área protegida, preservando as suas atividades locais. Corumbá é uma das cidades históricas do Brasil contempladas pelo programa, que já possibilitou recuperação de patrimônios históricos como o Porto Geral e o próprio prédio do Iphan, todos no Casario do Porto Geral.

Ainda no Porto Geral, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira revitalizou o antigo prédio da Portobras, hoje transformado em um dos mais belos cartões postais do Pantanal, o Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, bloco um, inaugurado no domingo. O bloco dois bem como o segundo estacionamento estão em fase de construção e, somente o bloco dois terá um auditório para 700 pessoas.

Todo o projeto está está incluído no Programa Turismo Brasil, do Ministério do Turismo. Os investimentos somam cerca de R$ 8 milhões, sendo 50% em recursos próprios da Prefeitura de Corumbá.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional