Projeto “O papel nosso de cada dia” atende internas do EPC

Realizada pela Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Secretaria Executiva de Meio Ambiente em parceria com o Poder Judiciário – Foro da Comarca – e o Conselho da Comunidade, a Semana da Primavera no Estabelecimento Penal Feminino de Corumbá foi iniciada nesta terça-feira (22) . Na ocasião, foi lançado o Projeto “O Papel Nosso de Cada dia” que tem como principal objetivo proporcionar condições para atitudes permanentes de criatividade, economia, reaproveitamento e reciclagem de objetos e fabricação de papéis, de modo a estimular a conscientização ambiental e ao mesmo tempo gerar trabalho e renda para as internas do regime fechado.

Com a implantação da Oficina de Reaproveitamento, todo o papel descartado pelos setores, a princípio do Fórum de Corumbá, será reaproveitado na confecção de papel reciclado, cartões, convites, blocos para anotações, e outros materiais que estimulem a conscientização ambiental e a conservação dos recursos naturais. Com este projeto em prática, haverá uma melhor higienização do ambiente de trabalho, como também melhor qualidade de vida aos componentes dos setores diretamente envolvidos na ação.

As atividades devem abranger conceitos práticos como a reciclagem do papel e teóricos estimulando a conservação/preservação do ambiente. Com a visão global do processo de reciclagem, será viabilizado a comercialização do papel artesanal e outros produtos que serão desenvolvidos a partir dos mesmos, como forma de geração de renda e promovendo a ressocialização das internas do Estabelecimento Penal de Corumbá.

 

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional