Prefeitura entrega espaço mais adequado para crianças do Cristo

 Gilson de Carvalho

  
Prefeitura investe na educação das crianças corumbaenses

Solenidade no final da tarde de ontem, terça-feira, marcou a reinauguração do Centro de Educação Infantil Ana Gonçalves do Nascimento que atende 242 crianças na região do Cristo Redentor. O ato fez parte da programação comemorativa aos 231 anos de fundação de Corumbá e, nas obras, a Prefeitura Municipal investiu a importância de R$ 110.509,92.

Para o secretário de Gestão Governamental, Cássio Augusto da Costa Marques, a reforma do Centro de Educação Infantil foi mais um compromisso do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), com a comunidade do Cristo. “Todas as benfeitorias no bairro atendem reivindicações dos próprios moradores, feitas durante a Ação Prefeito Presente, na sua primeira gestão”, além de atender o Plano Diretor Participativo.

Cássio representou o prefeito Ruiter na reinauguração e lembrou a primeira visita ao bairro, no início de 2005, quando a região sofreu inundações, devido às intensas chuvas na época. “Passou um filme pela minha cabeça ao chegar ao bairro e ver as ruas asfaltadas, a creche com um novo visual e outras benfeitorias, bem diferente do que encontramos em 2005, quando o prefeito assumiu o seu primeiro mandato”.

O secretário lembra as ações desenvolvidas no bairro. “Foram problemas identificados que estão sendo resolvidos”, informou. Conforme ele, a reforma da creche também foi numa solicitação dos moradores e a obra “valorizou o espaço” e que a preocupação do prefeito “é levar o mesmo benefício a outros bairros da cidade, investindo na educação infantil, facilitando o acesso ao ensino, para o crescimento das nossas crianças”.

Presente à solenidade, o secretário executivo de Educação, Hélio de Lima, adiantou que a reforma transformou totalmente o Centro de Educação, “tanto é que os moradores já estão procurando a direção, para matricular seus filhos”. Lembrou os investimentos na educação e em outros setores, como o asfalto “que agora, passa aqui em frente à Ana Gonçalves do Nascimento, tudo para facilitar o acesso ao ensino”, comentou.

Investindo nas crianças

Para diretora do CEI Ana Gonçalves do Nascimento, Sandra Zabala, a reforma proporcionada pela Prefeitura “foi um investimento na educação de nossas crianças, que passa a contar com um local mais agradável para estudar, e um lugar em que os pais confiam para deixar os seus filhos”, comentou.

A diretora destaca que somente a creche atende 140 crianças (níveis 1 – berçário, 2 e 3), além de outras 102 na pré-escola 1 e 2. A reforma atendeu as oito salas (cinco destinada à creche e três da educação pré-infantil), além de todo espaço exterior, playground, banheiros e outros setores que foram readequados para melhor atendimento às crianças.

Elizabeth Cristina de Andrade, uma das 14 professoras do Centro, afirmou que o local, após a reforma, “vive uma nova fase, com um espaço novo, atrativo e que reflete a alegria e espontaneidade de nossos alunos”.

A inauguração foi prestigiada pelo vereador João Bosco da Silva e Souza. Professor da Rede Estadual de Ensino, ele destacou a importância dos investimentos da Prefeitura de Corumbá no setor educacional e também em melhorias na área de infraestrutura. “Temos que nos orgulhar de tudo que está sendo feito. São tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, asfalto, centro de convenções, e outras benfeitorias. Estamos vendo Corumbá se transformar e essa transformação passa principalmente pela educação”, enfatizou.

A solenidade foi prestigiada também pelos secretários Sicard Maciel de Barros (Meio Ambiente e Produção Rural) e Maria Lúcia Ortiz Ribeiro (Promoção da Cidadania), além dos secretários executivos Carlos Porto (Relações Institucionais) e Luciene Deová (Meio Ambiente), Jorcil Santa dos Santos (presidente do Conselho Municipal de Educação), professores, funcionários e pais de alunos do Centro de Educação que, na abertura, encantaram os presentes com duas apresentações culturais.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional