Lançado no Centro de Convenções, livro retrata música do MS

Clóvis Neto
 
      Lançamento  aconteceu no Centro de Convenções Miguel Gómez

O Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez sediou na noite desta terça-feira, 22 de setembro, o lançamento do livro “A Música de Mato Grosso do Sul-História e Vida” das escritoras Idara Duncan e Maria da Glória Sá Rosa. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, integrou as comemorações dos 231 anos da cidade.

“Estas duas pessoas lindas que são a Maria da Glória e Idara Duncan, que trabalham com cultura a tanto tempo no Estado, virem lançar esta obra aqui em Corumbá, neste novo equipamento turístico, para nós é de um significado imenso. Dá uma contribuição muito grande e mostra para que serve este nosso Centro de Convenções”, destacou a diretora-presidente da Fundação, Lígia Baruki.

“Este é um espaço que faltava em Corumbá. Apesar de termos um movimento cultural muito grande e também um intenso movimento turístico, a cidade era carente de um local para fazer estes encontros”, lembrou a superintendente de Cultura Heloísa Helena Urt. “Temos certeza que daqui para frente estamos começando uma nova etapa dentro deste movimento cultural e turístico da região. Este espaço é fundamental para Corumbá”, complementou.

A obra, segundo as autoras, é um apanhado dos últimos 40 anos de música em Mato Grosso do Sul. “Este livro é documentário que vai servir muito para nossas crianças, universitários e todos que querem conhecer aqueles que contribuíram para a música regional”, definiu Lígia Baruki.

Citando uma canção do cantor e compositor norte-americano Bob Dylan, a professora Maria da Glória afirmou que ao chegar a Corumbá “parecia que estava batendo na porta do céu”. Para Idara Duncan, o município é “o celeiro da cultura sul-mato-grossense”. Após o lançamento, as autoras fizeram uma sessão de autógrafo da obra.

Homenagem

Durante o lançamento do livro “A Música de Mato Grosso do Sul-História e Vida”, a Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal homenageou o artista plástico corumbaense Jonir Figueiredo, que ontem completou mais um ano de vida. Jonir, que atualmente reside em Campo Grande, doou um quadro para o acervo permanente do Centro de Convenções.

O secretário de Gestão Governamental, Cássio Augusto da Costa Marques, representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira no evento. O secretário de Meio Ambiente e Produção Rural, Sicard Maciel de Barros, o secretário executivo de Relações Institucionais, Carlos Porto, e secretário executivo de Educação, Hélio de Lima, e o comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, Roberto Jungthon, também prestigiaram o lançamento.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional