Escolas da Reme aplicam simulado da Prova Brasil 2009

A Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Secretaria Executiva de Educação, em parceria com o MEC/SEB, aplica o simulado da Prova Brasil, que visa avaliar o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática de estudantes de 5ª e 9ª séries do ensino fundamental das vinte e uma escolas urbanas e rurais da Rede Municipal de Ensino (Reme). A aplicação do simulado visa preparar os alunos para um melhor desempenho na prova Brasil e faz parte da política de melhoria do ensino público municipal, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da educação – PDE.

O simulado antecede a Prova Brasil, que será aplicada no período de 19 a 30 do mês de outubro em todo Brasil aos alunos das escolas públicas. A  Prova Brasil tem o objetivo de ajudar o professor a avaliar o estágio de aprendizagem dos seus alunos e aprimorar o trabalho desenvolvido em sala de aula. Com os resultados do exame, é possível fazer um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no país. Os dados são utilizados para calcular o Ideb e melhorar a qualidade do ensino básico.

As questões da prova são elaboradas com base nas habilidades de leitura e interpretação e de raciocínio diante de problemas lógicos. Além dos testes, os alunos respondem a questionários para opinar sobre os professores, o diretor e a própria escola.

Em Corumbá, a equipe técnica da Secretaria Executiva de Educação acompanha a aplicação do simulado e o trabalho pedagógico a ser realizado a partir do resultado alcançado pelos alunos da Rede Municipal. Até a sexta-feira, dia 4, todas as escolas da Reme terão aplicado o simulado.