Empresários comemoram e visualizam o crescimento do turismo

 Fotos: Clóvis Neto

  
Inauguração reuniu grande público: espaço promissor

Corumbá está entre as 65 localidades consideradas pelo Ministério do Turismo como destinos indutores do desenvolvimento turístico regional. O setor já é consagrado nacionalmente e internacionalmente. A partir de agora, ganha um reforço com a inauguração do Centro de Convenções Miguel Gómez, empreendimento que está sendo visto pelos empresários locais, principalmente do setor turístico, como um grande produto capaz de alavancar definitivamente a economia local.

A inauguração aconteceu neste domingo à noite e, presente ao ato, Luiz Martins, do segmento de hotelaria e do turismo da pesca, demonstrava confiança com o futuro. “Vai alavancar o turismo de eventos e de negócios, agregando valores, contribuindo muito para o crescimento do setor em nossa cidade”. Confiante, afirmou também que o empreendimento entregue pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira vai atrair novos investimentos, principalmente por parte dos empresários do setor, “que precisam acreditar mais”, principalmente a partir de agora que a cidade disponibiliza de um “excelente produto”, que proporciona mais opções para o segmento.

Martins falou na possibilidade do surgimento de novos hotéis, restaurante, tudo para acompanhar o crescimento turístico que será proporcionado pelo Centro de Convenções. Mostra também uma preocupação com relação à logística de transporte. “Vai ser necessário ampliar a logística. Um voo apenas não comportará os grandes eventos que Corumbá deverá sediar, a partir desse centro”, observou.

Paulo Antunes, superintendente regional da Caixa Econômica Federal, veio de Campo Grande especialmente para participar das festividades. Chegou cedo ao Centro de Convenções e se surpreendeu: “lembro-me de uma reunião com pescadores neste local, quando era bastante acanhado, para tratarmos de assuntos sobre aquisição de barcos. Hoje, me emociono ao ver que o prédio se transformou em um grande centro de convenções, importante para o crescimento de Corumbá”, destacou.

O superintendente elogiou a administração municipal “por saber aplicar os recursos disponibilizados pelo Governo Federal” e que, sua equipe técnica da Caixa se sente satisfeita de sempre “tratar de assuntos técnicos com a equipe da Prefeitura”, diante da seriedade na elaboração dos projetos e na aplicação dos recursos disponibilizados.

Espaço cultural

A construção do centro foi comemorada também por pessoas ligadas à área cultural, inclusive de outras cidades. É o caso do escritor Guimarães Rocha, tesoureiro da Academia Sulmatogrossense de Letras, que veio de Campo Grande, acompanhando o presidente da instituição, Reginaldo Alves de Araújo. “É uma conquista do povo de Mato Grosso do Sul, especialmente do corumbaense. O Centro de Convenções representa um resgate dos valores culturais do pantaneiro, que é um referencial da América latina”, afirmou.

Disse que que o local é um importante e que representará a “evolução que Corumbá merece, principalmente por ser um povo cívico, um exemplo para Mato Grosso do Sul. Em outras cidades, não se vê o mesmo civismo que vemos aqui”, ressaltou, já antevendo grandes parcerias com a cidade através da arte. “Um local como este tem que ser ocupado para grandes eventos. É apropriado, por isso somos parceiros”, reforçou.

Quem também prevê um futuro promissor é o empresário do setor de eventos, José Martinez Neiva. Segundo ele, é um novo espaço que vai agregar valor ao que Corumbá já tem de forte, o turismo da pesca, cultural e de shows. “Agora, atingiremos outro segmento, de eventos e de negócios, trazendo para cá grandes congressos. Quem vem terá um espaço importante e, ao mesmo tempo, oportunidade para conhecer o nosso Pantanal, pescar no rio Paraguai, fazer compras na Bolívia e outros benefícios que só Corumbá oferece”, comemorou.

Altamar Rosa Garcia, do setor alimentício (é proprietário de um buffet), é outro que comemora a inauguração do Centro, “um novo marco para Corumbá e que vai permitir aqui, grandes eventos. Vai ser excelente para o nosso setor”, diz. Ele estima um crescimento muito grande em todos os sentidos, principalmente pelo fato de que o empreendimento “amplia o leque de atuação das empresas existentes na cidade”.

A imprensa corumbaense e também de fora, acompanhou a inauguração da obra. Mesmo quem estava em noite de folga, passou pelo local para observar a movimentação, como é o caso do jornalista Alysson Rodrigo Maruyama. Formado em Campo Grande, ele trabalha hoje em Corumbá e destacou a grande “oportunidade que Corumbá terá, a partir de agora, para o turismo de negócios”.

Lembrou uma reportagem da TV Morena, justamente sobre a nova perspectiva econômica da cidade, com o empreendimento. “Vai movimentar a economia e o que é principal, durante todo o ano, mesmo quando a pesca estiver fechada”, comentou. Outro fator positivo é o fato de que, “quem vier aqui, para participar de encontros, congressos, terá também a oportunidade de conhecer o Pantanal, pescar no rio Paraguai. Todos vão ganhar, a rede hoteleira, os restaurantes, o comércio. Vai movimentar a economia em todos os sentidos”, enfatizou.

  
Centro de Convenções está localizado às margens do rio Paraguai

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional