Corumbá encerra Semana do Trânsito com ação educativa

 Clóvis Neto

  
Ação foi realizada no centro da cidade

Blitz educativa no centro da cidade marcou hoje, terça-feira, o encerramento da Semana Nacional do Trânsito em Corumbá. As atividades foram realizadas nas ruas Frei Mariano e Dom Aquino, através de uma ação da Prefeitura Municipal, por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), com apoio da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

Gerson Morais, técnico da Agetrat, explicou que foi mais uma ação da Prefeitura voltada principalmente para educação no trânsito. “Além de folhetos e adesivos, estamos também entregando sacolas apropriadas para serem utilizadas no interior dos veículos, evitando que os motoristas joguem lixo pelas ruas. É uma contribuição para manter a nossa cidade limpa”, explicou.

Por ser uma cidade que faz fronteira com a Bolívia, tanto os panfletos educativos como os adesivos, entregues aos motoristas, são em português e espanhol. “O trânsito de cidadãos bolivianos é intenso na cidade e eles fazem parte do nosso dia-dia. Por isso estamos distribuindo material também em espanhol”, explicou Morais.

A blitz não se resumiu apenas a educação no trânsito. Foi executado também um trabalho repreensivo, inclusive com notificações dos condutores de carros e motos que estavam irregulares, ou mesmo cometendo infrações (sem cinto de segurança, uso do telefone celular e outras irregularidades).

Faixa pedestre

Durante a blitz, Gerson Morais explicou que a Agetrat e a Polícia Militar estão atuando de forma mais rigorosa contra as infrações de trânsito. Uma das ações se refere às faixas de pedestres na região central da cidade. “A faixa é de uso exclusivo do pedestre e nossos agentes estão rigorosos, multando aqueles motoristas que param em cima das mesmas”, informou.

Conforme o técnico, as ações educativas e repreensivas vão continuar na cidade. “Hoje estamos concluindo as atividades da Semana do Trânsito. No entanto, vamos dar sequência aos trabalhos e, pelo menos duas vezes por semana, estaremos atuando em pontos diferentes da cidade. A ação deve ser contínua”, reforçou.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional