Corumbá dá parabéns a Ladário e celebra crescimento em sintonia

 Clóvis Neto
  

 Ladário comemora 231 anos e vive um novo momento

Hoje é dia de Corumbá dar parabéns para a cidade-irmã, Ladário, que está completando 231 anos.  O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, que participa nesta tarde do desfile cívico-militar de aniversário, afirma que, além da festa em si, essa é uma oportunidade de comemorar um novo momento para as duas cidades. O prefeito afirma que, além de dividir as celebrações de aniversário, que são próximos, o povo de Corumbá e Ladário também está compartilhando  o compromisso de trabalhar juntas pelo desenvolvimento da região.

Ações sintonizadas entre as administrações podem ser observadas em diversas áreas, seja nas iniciativas de combate a doenças como raiva canina e leishmaniose, ou ainda em projetos voltados ao desenvolvimento e em ações sociais, como é o exemplo do Projovem Trabalhador, que está sendo executado por Corumbá e destinou cem vagas, de um total de mil, para jovens Ladarenses.

Outro exemplo é o Se Essa Rua Fosse Minha, projeto que é um dos destaques da administração corumbaense, ao garantir pavimentação aos bairros ao mesmo tempo em que ensina uma profissão a cidadãos que antes estavam fora do mercado de trabalho. A experiência de Corumbá, que já formou mais de cem pessoas no projeto, será utilizada por Ladário em uma ação social semelhante. O treinamento dos servidores que vão desenvolver a ação será feito em Corumbá.

Questões importantes de interesse comum, como a preservação ambiental também passaram a ser debatidas conjuntamente. A discussão sobre a preservação do estoque pesqueiro e a fauna do Pantanal também é um exemplo. Corumbá e Ladário estão atuando juntos para criar uma legislação específica unificada para a região, com o objetivo comum de favorecer principalmente os pescadores ribeirinhos, além de assegurar a preservação dos recursos pesqueiros e permitir o desenvolvimento sustentável.

“Este desenvolvimento passa necessariamente por esta integração dos municípios. É fundamental que os projetos sejam alinhados e que tenham consonância de objetivos,  identificação, clareza e metas muito bem definidas, bem elaboradas, de modo que nós consigamos fazer com que todos os projetos de desenvolvimento, principalmente econômico, repercutam positivamente em ambos os municípios”, defende o prefeito de Corumbá.

Ruiter ressalta que é mais um motivo de comemoração o fato de as duas cidades, ao completar 231 anos, estarem trabalhando com uma sintonia tão grande para crescer juntas.  “A partir do momento que é possível realizarmos uma ação conjunta, nós conseguimos construir medidas pró-ativas em favor da população. Por isso é fundamental que tenhamos isto em mente e que consigamos, na medida em que isso vai se consolidando, ter maior eficácia nas nossas ações e maior resultado aos moradores tanto de Corumbá quanto de Ladário”.

O aniversário de Ladário começou a ser comemorado na semana passada, com diversas atividades, entre elas o show do cantor Dudu Nobre, ocorrido ontem, graças a uma articulação que envolveu autoridades dos dois municípios para a realização do espetáculo. Hoje, será realizado o desfile cívico-militar, que terá a presença de Ruiter, do prefeito de Ladário José Antonio de Assad e Faria, e de autoridades municipais, estaduais e militares. Em dia de festa, Ruiter agradece a parceria do povo ladarense e deseja a cidade uma festa bonita, que coroe um bom momento de realizações.  “Aproveitamos a data para parabenizar toda a população de Ladário. Desejar muita força, muito sucesso, muita superação, muita conquista”.