Corumbá abre Semana da Pátria com foco na educação

 Gilson de Carvalho

  
Ato na praça marcou abertura das comemorações da Semana da Pátria

Solenidade na manhã desta terça-feira marcou a abertura da Semana da Pátria em Corumbá, em comemoração aos 187 anos de Independência do Brasil. A cerimônia aconteceu na Praça da Independência com as presenças de autoridades civis e militares, além de alunos da Escola Municipal Ciríaco Félix de Toledo.

A programação integra também as comemorações dos 231 anos de fundação de Corumbá, celebrados em 21 de setembro. Durante toda a semana, até 7 de setembro, data da Independência, a bandeira nacional será hasteada na Praça da Independência, a partir das 8h.

O ponto alto das comemorações acontece em 7 de setembro, com hasteamento da Bandeira do Brasil às 9h na Praça da Independência, e o desfile militar a partir das 10h, na Avenida General Rondon. As atividades estão sendo realizadas pela Prefeitura Municipal de Corumbá em parceria com o Exército e a Marinha do Brasil.

Este ano, a semana tem foco no setor educacional que, conforme o secretário executivo de Educação, professor Hélio de Lima, obteve grandes conquistas “neste século 21”.

Ele fez uso da palavra durante a solenidade destacando que “em 1822, com o grito de liberdade, o Brasil já buscava melhoria da qualidade de vida” e que estas “conquistas estão acontecendo agora”.

O secretário, que hasteou a Bandeira do Brasil acompanhado do coronel Rubens Correa Leão, chefe do Estado Maior da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, representando o general Roberto Jungthon, comandante da unidade militar, fez um rápido balanço das conquistas da educação corumbaense, destacando o programa de governo do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, representado na ocasião pela secretária Maria Lúcia Ortiz Ribeiro, de Promoção da Cidadania.

Conforme o secretário, a Semana da Pátria “está simbolizando a melhoria da qualidade das escolas públicas que, nos últimos anos, vivem uma democracia plena, com eleição de diretor e colegiado”, comentou, ressaltando a autonomia conquistada nos últimos anos.

Todos segmentos

A presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Heloísa Helena da Costa Urt, informou que, todos os dias, um segmento do setor educacional será lembrado na praça. Para amanhã, a programação prevê hasteamento da bandeira às 08h, com a presença de alunos da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinha, acompanhados da Banda de Música da 18ª Brigada, que também participou a abertura nesta terça.

“Cada dia teremos um segmento. Depois das escolas estaduais, iremos homenagear as escolas salesianas, as escolas particulares, as escolas rurais e as universidades. É uma maneira de comemorarmos os avanços da educação”, destacou Heloisa.

O ato desta manhã foi prestigiado também pelo secretário Haroldo Waltencyr Ribeiro Cavassa, de Desenvolvimento Integrado; pelo superintendente José de Carvalho Junior, de Turismo; Dionísio Maldonado, cônsul honorário do Paraguai, além de outras autoridades.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional