Segunda etapa da vacinação contra raiva começa dia 31

Corumbá inicia no próximo dia 31, segunda-feira, a 2ª etapa da campanha de vacinação contra raiva animal. Os trabalhos serão desenvolvidos por agentes do Centro de Controle de Zoonoses, ligada à pasta da Secretaria Executiva de Saúde Pública da Prefeitura Municipal. Mais uma vez, a imunização será de casa em casa e a primeira região atendida será o bairro Universitário.

Viviane Ametlla, gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, explicou que a vacinação de casa em casa se deve ao fato da forte circulação viral na região. Ontem, ela confirmou o surgimento de dois novos casos da raiva animal em Puerto Quijarro, na Bolívia, totalizando três (o primeiro foi em Puerto Suarez). Comentou também que, este ano, outro caso surgiu em Ladário.

“Corumbá não registra casos desde julho do ano passado, mas como estamos entre Quijarro e Ladário, ainda há circulação viral forte. A raiva é silenciosa e preocupa”, comentou. Lembrou que no último dia 8 de agosto, parceria entre a Prefeitura de Corumbá e autoridades bolivianas, permitiu a imunização de 1.247 animais contra a raiva em Puerto Quijarro, 1.167 cães e 80 gatos.

A gerente confirmou também uma reunião para esta quinta-feira, 27, com as autoridades bolivianas ligadas ao setor de saúde, para reforçar a necessidade das ações de prevenção da raiva e de outras doenças. “Temos que reforçar as campanhas educativas”, disse.

Com relação à segunda etapa que será desencadeada a partir de segunda-feira, Walquíria Arruda, veterinária do CCZ, informou que, mais uma vez, a imunização contara com apoio de soldados do Exército Brasileiro.

Ela lembra que na primeira etapa da campanha, somente na área urbana, foram vacinados 21.562 animais, bem acima da meta estabelecida que era de 20 mil. A expectativa é atingir novamente este número, através de um trabalho que será realizado durante todo o mês de setembro. A Zona Rural também será atendida, em um segundo momento.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional