Saúde faz ação de prevenção à gripe suína para alunos do CAIC

O vírus Influenza A H1N1, conhecido como gripe suína, será tema de uma palestra na manhã desta quarta-feira, em Corumbá, direcionada a alunos, professores, funcionários administrativos e direção da escola CAIC – Padre Ernesto Sassida. A ação faz parte de uma estratégia da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Executiva de Saúde Pública, de prevenção à doença.

Serão duas palestras, uma voltada aos alunos, às 9h30, na quadra de esportes do estabelecimento, e a segunda, em sala de aula, a partir das 10h30, para os professores e direção da escola, inclusive com apresentação de vídeos. A coordenação dos trabalhos estará a cargo da enfermeira Keila Brito, coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

A ação acontece no Caic em atendimento a uma solicitação feita pela direção da escola, levando-se em consideração o fato do estabelecimento contar com cerca de 230 estudantes, filhos de bolivianos, com nacionalidade brasileira, e residentes na Bolívia.

Keila ressalta que, apesar da capacitação já ter atendido a rede de ensino, a Secretaria Executiva de Saúde Pública não descarta palestras nas demais escolas existentes em Corumbá. “Se ocorrer solicitação, vamos atender”, disse, lembrando que, neste caso, será direcionada aos professores e direção do estabelecimento de ensino.

“Durante a capacitação em julho, tivemos profissionais da área de educação participando. Uma das solicitações foi justamente para que estas pessoas sejam multiplicadoras, repassando os conhecimentos em salas de aula, para os alunos. Mas, isto não impede de realizarmos palestras nas escolas, caso ocorra solicitação”, explicou.

Ações intensas

Keila lembra que a Saúde está desenvolvendo uma série de ações de prevenção à doença. Uma delas foi a capacitação de todos os setores administrativos da Prefeitura Municipal, médicos, enfermeiros, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Exército, Marinha, além de Ladário. Foram dois dias de curso, justamente para esclarecer os mais diferentes segmentos, assuntos referentes ao vírus Influenza A H1N1.

A capacitação aconteceu na segunda quinzena de julho e esteve a cargo da Secretaria Municipal de Ações Sociais, através da Secretaria Executiva de Saúde Pública. Focou especificamente  o Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza, lançado pelo ministro José Gomes Temporão, da Saúde.

No primeiro dia, o curso foi destinado às equipes da Prefeitura Municipal, Anvisa, Exército, Marinha e de Ladário. No segundo dia, específico para médicos e enfermeiros. O protocolo foi lançado pelo ministro para detectar casos de doença respiratória aguda grave de maneira oportuna, reduzir a ocorrência de formas graves e de óbitos, além de monitorar as complicações da doença.

Ela reforça que as ações estão intensas na cidade que já registrou dois casos confirmados da gripe suína de um total de sete registrados. Dois já foram descartados e três ainda aguardam resultado do exame. Todos os pacientes, confirmados e ainda aguardando resultado, estão em boas condições de saúde.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional