Ruiter discute segurança na fronteira com autoridades da Bolívia

 Marcos Boaventura
  

 Encontro aconteceu na sede do Sindicato Rural de Corumbá

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) participou nesta sexta-feira, 21 de agosto, da reunião de trabalho da Comissão Bilateral de Segurança Brasil-Bolívia, realizada no Sindicato Rural de Corumbá. A comissão foi instituída em 2008 por autoridades brasileiras e bolivianas com o objetivo de aprimorar a cooperação internacional e a troca de informações para enfrentamento da criminalidade na faixa de fronteira entre os dois paises.

O deputado estadual Paulo Duarte também da discussão, que reuniu representantes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Federal e da Polícia Boliviana. O prefeito de Puerto Suárez, Romualdo Hurtado, o vice-governador da província de German Bush, Juan Manoel Perez Alvis, o cônsul Juan Carlos Merida Romero e o presidente da Cainco (Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Turismo da província de German Busch) José Felipe Tocale Canedo, também participaram do encontro.

Ruiter lembrou que Corumbá e as cidades bolivianas da fronteira já realizam diversas ações conjuntas nas áreas de saúde, assistência e economia, mas que precisam implementar medidas efetivas na questão da segurança pública. “Avançamos bastante também neste sentido e algumas alternativas devem ser colocadas em prática em breve”, avaliou o prefeito.

Paulo Duarte lembrou que o Pantanal é uma região que atrai cada vez mais turistas, por isso a necessidade de fortalecer a segurança em toda a fronteira. “Esta é uma responsabilidade nossa, dos brasileiros, e dos bolivianos. Hoje temos relação de parceria como a muito não se via, tanto em Corumbá e Ladário quanto em Puerto Quijarro e Suárez. Isto viabiliza uma solução prática para a questão da violência”, afirmou.

A repressão também esteve entre as questões que serão debatidas, como a troca de informações sobre criminosos procurados e crimes similares, e o estabelecimento de comunicação direta para agilizar o combate aos delitos. O secretário de Estado de Justiça e Segurança, Wantuir Jacini; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Geraldo Garcia Orti; e do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) também estiveram na reunião do Comitê.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional