Projovem é investimento na auto-estima da juventude, diz Ruiter

 Marcos Boaventura

  
Ruiter com Géssica Raquel: investimento no futuro

Ao fazer a entrega de kits para os mil jovens que estão participando de cursos oferecidos pelo programa Projovem Trabalhador, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, fez uma análise positiva do momento pelo qual a cidade passa, com investimentos em setores importantes como habitação, infraestrutura, saúde, lazer e na área. O prefeito destacou que o Município está dando um passo fundamental para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a juventude ao concretizar o Projovem, graças a iniciativa do Município e ao apoio de importantes parceiros do desenvolvimento de Corumbá.

“Hoje, estamos concretizando um sonho do início de nosso governo. Além de obras, estamos também recuperando a auto-estima dos nossos jovens”, definiu o prefeito. Ao final de seis meses, destacou o prefeito, os jovens que integram o Projeto terão a oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

Ações voltadas para a população mais jovem foram pensadas ainda durante a campanha para a Prefeitura em 2004, e resultaram na de uma área específica para a juventude, a Gerência de Ações para a Juventude, ligada à Subsecretaria de Ações para a Cidadania, vinculada à pasta da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania. Para o prefeito, foi o passo inicial no sentido de “se implementar políticas públicas, atacando um grande problema que era a falta de perspectiva de vida do nosso jovem”.

“Hoje – continuou – estamos avançando neste sentido, resgatando a auto-estima da nossa juventude, executando políticas públicas de inclusão social, dando oportunidade ao jovem de se capacitar, abrindo espaço no mercado de trabalho”.

Ruiter elogiou “a vontade de construir” de sua equipe, que estimulou toda a administração municipal a desenvolver projetos, discutir a implantação de programas importantes como o Projovem Trabalhador.

O prefeito destacou o empenho do gestor do programa, Márcio Cavasana, gerente de Ações para a Juventude, e da equipe ligada à Subsecretaria de Ações para a Cidadania; do vereador João Bosco da Silva e Souza, ex-secretário de Promoção da Cidadania, que participou ativamente do processo, quando ocupou a pasta.

O envolvimento dos parceiros e o trabalho sério de sua equipe fazem o prefeito prever sucesso do Projovem Trabalhador em Corumbá. “Temos um desafio pela frente, que é inserir 30% desses jovens no mercado de trabalho. Não é só viabilizar o curso, mas garantir emprego ou mesmo assegurando que, a partir de então, possam desenvolver atividades relacionadas a todo aprendizado durante estes seis meses”, declarou.

O prefeito diz que o objetivo é ultrapassar a meta estabelecida com o Governo Federal e acredita que isso será possível a partir dos cursos que estão sendo desenvolvidos através do Senac, outro grande parceiro. “É uma instituição séria, que está conosco neste programa e que é importante para todo o processo”.