Projovem é avanço para juventude corumbaense, assegura Ruiter

 Marcos Boaventura

  
Ato reuniu mil jovens que se preparam para o mercado de trabalho

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) afirmou ontem, sexta-feira, que Corumbá atravessa um grande momento, com investimentos em setores importantes como habitação, infraestrutura, saúde, lazer, social e que, agora, dá um passo fundamental para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a juventude. Segundo ele, isto está sendo possível através da concretização de um projeto pensado antes mesmo do início de sua primeira gestão e que está se materializando agora, com o Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, que está permitindo a capacitação profissional de mil jovens que, no final de seis meses, terão a oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

Ruiter comandou o ato de entrega de de kits contendo uniforme e mochila aos mil jovens que estão participando do programa, desenvolvido em parceria pela Prefeitura de Corumbá e o Ministério do Trabalho e Emprego, do Governo Federal, com investimentos de mais de R$ 1,6 milhão, incluindo contrapartida do município, para atendimento a pessoas na faixa etária de 18 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social e pessoal, através de qualificação profissional. “Hoje, estamos concretizando um sonho do início de nosso governo. Além de obras, estamos também recuperando a auto estima dos nossos jovens”, argumentou o prefeito.

Ações voltadas para a juventude foram pensadas durante a campanha para a Prefeitura em 2004, inclusive com a criação de uma área específica para a juventude, culminando com a criação da Gerência de Ações para a Juventude, da Subsecretaria de Ações para a Cidadania, vinculada à pasta da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania. Para om prefeito, foi o passo inicial no sentido de “se implementar políticas públicas, atacando um grande problema que era a falta de perspectiva de vida do nosso jovem”.

“Hoje – continuou – estamos avançando neste sentido, resgatando a auto estima da nossa juventude, executando políticas públicas de inclusão social, dando oportunidade ao jovem de se capacitar, abrindo espaço no mercado de trabalho”.

Elogiou “a vontade de construir” de sua equipe que estimulou toda a administração municipal a desenvolver projetos, discutir a implantação de programas importantes como o Projovem Trabalhador. Destacou o empenho do gestor do programa, Márcio Cavasana, gerente de Ações para a Juventude, e toda sua equipe ligada à Subsecretaria de Ações para a Cidadania; o vereador João Bosco da Silva e Souza, ex-secretário de Promoção da Cidadania, que participou ativamente do processo, pasta hoje ocupada pela secretária Maria Lúcia Ortiz Ribeiro.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional