Prefeitura intensifica trabalho de orientação sobre nova gripe

 Clóvis Neto

  

 Palestra sobre o vírus Influenza A H1N1 com o infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha

Secretários, subsecretários e gerentes da Prefeitura de Corumbá participaram na manhã desta sexta-feira, 7 de agosto, da palestra sobre o vírus Influenza A H1N1 com o infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha, doutor em Medicina Tropical e professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Segundo o médico, que também integra o comitê de assessoria do Ministério da Saúde para dengue e febre amarela e responde pelo Escritório da Fiocruz em Campo Grande, todo o procedimento adotado pelo Município contra a chamada gripe suina está “completamente de acordo com as orientações do Ministério da Saúde”.

“Estamos dando continuidade às ações que a Saúde tem realizado e aproveitamos a visita do doutor Rivaldo, médico infectologista renomado nacionalmente e profundo conhecedor do tema, para ouvir e termos conhecimento de como está a situação real da gripe, não só no Mato Grosso do Sul e no Brasil, como também em nosso município”, afirmou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), que também acompanhou toda a atividade.

“O momento não é de pânico, pelo contrário, vimos hoje que o H1N1 é um vírus relativamente normal, mas que em alguns casos, como foi pontuado pelo especialista, ela se manifesta de maneira muito mais intensa e pode causar maiores danos. Por isso é fundamental a atenção de todos nós, agentes políticos, servidores públicos, pais, enfim, toda a comunidade. Precisamos fazer nossa parte”, continuou o prefeito.

Ruiter lembrou que as ações de prevenção contra o doença em Corumbá começaram bem antes do primeiro caso da nova gripe ser confirmado em Mato Grosso do Sul. “Estamos nos preparando, capacitando e credenciando nossos técnicos em parceria com a unidade hospitalar. Preparamos alguns leitos, que já estão em condições de receber qualquer paciente que se apresente em estado mais graves. Nossas Unidades Básicas de Saúde receberam as orientações necessárias para que, seguindo as determinações e regras da Organização Mundial da Sáude e do Ministério da Saúde, façam, de imediato, a intervenção quando for necessária”, afirmou.

“Toda a cadeia municipal está se preparando, antenada com a situação apresentada. E nós precisamos ter maior cuidado ainda pela nossa localização de fronteira, onde sabemos que na Bolívia houve uma incidência muito maior de proliferação da doença. Por isso estamos redobrando nossos cuidados e nossa atenção para que tenhamos a saúde de nossa população bastante preservada”, disse o prefeito.

Paralelo ao trabalho realizada para prevenção da gripe suína, o Município está também intensificando as ações de combate a dengue. “É uma situação que precisamos sempre ficar atentos. A Prefeitura tem intensificado as ações e mantido a orientação que vem sendo preconizada pelo Ministério da Saúde, no sentido de diminuirmos em alguns pontos da cidade o índice que identifica a origem da larva, e também para que em outras localidades ele se mantenha no baixo nível que vem apresentando”, completou o chefe do executivo corumbaense.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional