Obras do PAC de Corumbá vistoriadas pelo Ministério das Cidades

 Marcos Boaventura

  

 Secretário Cássio acompanhou técnicos durante inspeção

As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que estão sendo executadas em Corumbá foram vistoriadas durante a tarde de ontem, quinta-feira, por dois técnicos do Ministério das Cidades.O andamento dos trabalhos foi apontado como positivo, principalmente levando-se em consideração as dificuldades na execução dos serviços de drenagem, asfalto e fundações de moradias, devido ao terreno rochoso, obrigando utilização inclusive de dinamite.

Mesmo com essas características, as obras em Corumbá estão avançadas, tanto que a cidade está acima da média nacional de execução dos trabalhos. “Das 174 cidades brasileiras atendidas, ocupamos a 34ª posição, com 25,46% dos serviços executados, bem acima da média nacional, que é de 16,09%’, informou o secretário municipal de Desenvolvimento Integrado, Haroldo Valtencyr Ribeiro Cavassa, que acompanhou a visita dos técnicos. “A tendência é este percentual crescer com o início de novas obras que estão sendo lançadas pelo nosso prefeito”, concluiu.

O secretário municipal de Gestão Governamental, Cássio Augusto da Costa Marques, também acompanhou os técnicos e considerou importante a visita. Segundo ele, os técnicos do Ministério puderam ver de perto o andamento dos trabalhos e as dificuldades em executar algumas das obras, principalmente drenagem. Além das obras do PAC, os assessores do prefeito Ruiter Cunha apresentaram também outras obras no Porto Geral e no Centro de Convenções.

No bairro Cristo Redentor, os técnicos da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Cézar Scherer, gerente de projetos, e Braga, analista de infraestrutura, observaram a detonação de rochas em um trecho onde a Prefeitura executa serviços de drenagem conversaram com técnicos que realizam o trabalho.

“Está dentro do esperado, dentro das condições de execução. São obras difíceis de fazer, muita pedra”, comentou Scherer, enquanto o colega realizava levantamento fotográfico, para “dar conhecimento do que está sendo feito ao Ministério e também à ministra Dilma Roussef”, comentou o analista.

Os dois técnicos estavam acompanhados dos secretários municipais de Desenvolvimento Integrado, Haroldo Waltencyr Ribeiro Cavassa, e de Gestão Governamental, Cássio Augusto da Costa Marques, além do secretário-executivo de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Ricardo Ametlla, e responsáveis pelas empresas que executam os serviços.

A primeira obra visitada foi a galeria de água pluvial que vai permitir a ligação da parte alta da cidade ao rio Paraguai, livrando a cidade de inundações. A obra está em pleno andamento e vai ser interligada à galeria que corta todo os bairros Cristo Redentor e Popular Velha.

Scherer e Braga visitaram também o  Parque Municipal Zumbi dos Palmares, o parque urbano  que está sendo implantado em uma área de 8,4 hectares, na Popular Velha. Conheceram a pavimentação asfáltica, já concluída, e a drenagem do Cristo Redentor, em fase de limpeza final; as casas em fase de construção na região da Nova Corumbá (serão ao todo 800 moradias, com total infraestrutura); drenagem e pavimentação da Popular Nova; a nova escola e creche do ServCarmo, e as casas do Pró-moradia que estão sendo construídas no Bairro Aeroporto. Além das obras do PAC, os assessores do prefeito Ruiter Cunha apresentaram também outras obras no Porto Geral e no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gomez.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional