Nossa Senhora do Pantanal terá capela e dia próprio em Corumbá

 Marcos Boaventura
  

 Urna com decreto, relógio marcando a hora da assinatura, uma moeda e carta de moradora do bairro foi depositada sob a pedra fundamental 

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) participou na manhã deste domingo, 23 de agosto, do lançamento da pedra fundamental para a construção da Capela Nossa Senhora do Pantanal. A obra marca os 100 anos da Diocese de Corumbá e integra as comemorações dos 231 anos do município. Durante a solenidade, Ruiter manifestou o desejo de dedicar o dia 21 de setembro, aniversário da cidade, à Santa protetora do Pantanal. A mensagem para oficializar a data comemorativa já foi encaminhada ao Legislativo.

Este será mais um local para os moradores desta região praticarem sua fé. Tornando-se lei a data, o 21 de setembro terá mais um motivo para celebração da fé em nosso município”, afirmou o prefeito. Ruiter destacou também que o ato simbólico celebrado ontem é resultado da união articulada de ações para o bem estar dos cidadãos. “Mesmo sem contar com recursos públicos, consolida ainda mais a parceria existente entre a Administração e os diversos segmentos religiosos”, completou o chefe do Executivo.

A capela, segundo o bispo diocesano de Corumbá, Dom Segismundo Martinez Alvarez, vai auxiliar na evangelização dos munícipes daquela localidade. “A Igreja precisa estar onde o povo se encontra”, disse o bispo. Ele lembrou que o terreno onde será erguido o templo, de aproximadamente 200 metros quadrados, foi uma permuta entre a Diocese e a Prefeitura. “Este terreno foi trocado por outro que a Igreja tinha no Loteamento Pantanal. Estamos começando a concretizar um sonho antigo nosso e da população”, continuou.

Para Lenil de Almeida, o local escolhido pela Diocese é excelente. “O bairro precisa desta igreja. Existem duas na região (São Bartolomeu e São Gabriel), mas ficam bastante afastadas de quem mora aqui no Piúva”, argumentou. A capela será erguida na rua Marechal Teodoro, na parte anta da cidade. O terreno, de 40×44 metros, fica próximo a escola Cássio Leite de Barros.

Representando a Câmara Municipal na solenidade, o vereador Carlos Alberto Machado (PT) lembrou que a comunidade precisa se mobilizar para dar continuidade a obra. “Para nós da Igreja Católica este é um momento ímpar. É um sonho que a comunidade foi buscar, mas este lançamento feito hoje é só o começo. Todos nós ainda temos muito o que fazer para dar sequência às ações”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Integrado, Haroldo Ribeiro Cavassa, o secretário de Ações Sociais, Lamartine de Figueiredo Costa, o Secretário executivo de Infra-estrutura e Serviços Urbanos, Ricardo Campos Ametlla e várias outras autoridades eclesiásticas também participaram do evento.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional