Noite Cultural no Pantanal abre Semana do Exército em Corumbá

 Clovis Neto

  

 Foi um grande espetáculo, disse o prefeito acompanhado da primeira dama Beatriz Cavassa

Ao longo de toda a semana, o 17º Batalhão de Fronteira e a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira realizam uma série de atividades em comemoração ao Dia do Soldado, celebrado amanhã, 25 de agosto. Nesta segunda-feira, 24 de agosto, acontece sessão solene na Câmara Municipal de Ladário. Na oportunidade, o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), anuncia autorização para início da pavimentação de ruas localizadas dentro da área militar. A sessão começa às 19 horas.

Na terça-feira, a cerimônia do Dia do Soldado acontece às 9 horas no 17° BFron. Na quinta-feira (27) a tradicional exposição de material bélico será montada na Praça da Independência e fica a disposição do público das 10h às 18 horas. Fechando a programação, será disputada a Corrida Rústica. A largada acontece às 9 horas na Praça da Independência, onde também será o ponto de chagada.

As comemorações começaram na noite da última sexta-feira (21), com a Noite Cultural no Pantanal. A apresentação da banda de música do 17º Batalhão de Fronteira lotou o anfiteatro Salomão Baruki. No repertório, clássicos da música erudita, como “Fantasma da Ópera”, e sucessos contemporâneos. “Você Não Vale Nada”, sucesso da novela Caminho das Índias, e Billy Jean, de Michael Jackson, animaram o público presente.

Com a canção “Abertura Proposta”, a banda – formada em 15 de julho de 1949 e que hoje conta com 39 músicos – homenageou os 50 anos de carreira de Roberto Carlos. O “Hino a Caxias”, composta por Dom Aquino Corrêa e musicada por Francisco de Paula Gomes, levantou os militares, encerrou a apresentação.

“A música nos proporciona toda esta alegria e nos faz relembrar momentos importantes de nossa vida. Com esta apresentação, repleta de canções populares, buscamos aproximar ainda mais o Exército Brasileiro do povo, homenageando também está importante data, que é o Dia do Soldado”, disse o general Roberto Jungthon, comandante da 18ª Brigada de Fronteira.

“Foi um grande espetáculo. Mais uma vez, o Exército proporcionou uma bela apresentação a população corumbaense”, avaliou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira. Ele acompanhou o concerto ao lado da primeira-dama e secretária especial de Integração de Políticas Sócias, Beatriz Cavassa de Oliveira. Alunos e professores da Oficina de Dança do Pantanal, projeto mantido pela Prefeitura Municipal, também participaram da festa. Eles se apresentaram durante as músicas “Deus e Eu no Sertão”, da dupla Vitor e Leo, e “You Make Me Fell Brand You”, do Simply Red.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional