Muhpan recebe oficina de capacitação museológica

A Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, através de sua Superintendência de Cultura, e a Fundação de Cultura de MS (FCMS) realizam de 26 a 28 de agosto, no Museu de História do Pantanal (MUHPAN), a oficina “Treinamento de equipes administrativas e de apoio para museus”, ministrada por Mirela Araújo (SP).

Desde o início do debate para a definição das diretrizes da Política Nacional de Museus, cursos de capacitação sempre foi uma demanda do setor museológico. Em função disso, o Ministério da Cultura através do Instituto Brasileiro de Museus, oferece o Programa de Capacitação e Formação em Museologia, colocado em prática em articulação com secretarias e fundações de cultura de todas as regiões do país.

Esse programa é baseado na oferta de cursos e oficinas nas mais diversas áreas de atuação do campo da museologia, realização de fóruns e seminários para discutir temas da área e propor diretrizes para implementação de políticas públicas de cultura voltadas para os museus.

A evolução do número de eventos realizados e de municípios envolvidos revela a consolidação desse projeto e o interesse das diversas instâncias em garantir a formação necessária aos profissionais das instituições museológicas.

Durante a oficina serão abordados temas como dinâmica e conceito de museu, os museus no mundo contemporâneo, ações de preservação, o papel das equipes administrativas e de apoio nas instituições, a imagem do museu e suas equipes, o caráter público dos museus, cuidados básicos com os bens culturais, a importância do público e do trabalho comunitário, qualidade do museu e qualidade dos serviços e política de qualificação profissional, entre outros.

Mirela Araújo é museóloga formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, cursa pós-graduação em Gestão Cultural, trabalha como coordenadora do Museu da Energia de São Paulo e como consultora de projetos culturais.

A oficina é gratuita e tem como público alvo profissionais que atuam em museus, arquivos e centros de memória, gestores de cultura municipal e estadual, pesquisadores, estudantes. As aulas acontecerão no auditório do MUHPAN no horário de 9h às 12h e de 14h às 17h. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (67) 3231 5757 / 3232 0303, ou pelo e-mail: muhpan@hotmail.com